Portal IFNMG - Apresentação de Estágio Ir direto para menu de acessibilidade.

Apresentação de Estágio

Publicado: Quarta, 11 de Julho de 2012, 17h49 | Última atualização em Quinta, 12 de Julho de 2012, 15h23

O IFNMG - Campus Araçuaí realizou no auditório II apresentação aos alunos sobre estágio, levando-os a discutirem sobre a Lei de Estágio nº 11.788/2008 e Regulamento para estágio dos discentes do IFNMG aprovado pela CEPE- Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão, por meio da resolução nº12/2012. A apresentação foi realizada dia 05/07/12 nos turnos vespertino e noturno e foi conduzida pela Coordenação de Extensão/Núcleo de Estágio, sob orientação dos servidores, prof. Juvenal M. Gomes e pela técnica administrativa Narjara Souza.

Auditório do Campus Araçuaí

Prof. Juvenal e Narjara no auditório com alunos do turno vespertino.

Na apresentação foram repassadas informações gerais sobre a Lei de estágio, bem como as especificidades do estágio obrigatório, orientações ao educando quanto às etapas de realização do estágio, a formalização do estágio e sua documentação obrigatória como ficha de matrícula, termo de compromisso de estágio, seguro de vida, plano de estágio, dentro outros. Ao final da palestra abriu-se espaço para os alunos tiraram suas dúvidas, neste momento houve participação significativa dos estudantes. No período noturno contamos com a contribuição do prof. Adriano de Paula, reforçando a importância da legalidade no processo e da primeira oportunidade profissional que a experiência do estágio proporciona. Em seguida a prof. Carla Silva socializou com o grupo a experiência com o seu primeiro estágio e os rumos profissionais em sua vida advindos dessa relação de ensino-aprendizagem que é o estágio.

A lei de 25 de setembro de 2008 preconiza em seu art. 1º “... estágio como um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando...” Sendo dessa forma é interessante destacar que para os cursos do Campus Araçuaí: técnico em administração, informática, enfermagem, ACS-Agente Comunitário de Saúde e Tecnólogo em Gestão Ambiental, o estágio supervisionado é obrigatório para aprovação e obtenção do diploma.