Portal IFNMG - Alunos do Ensino Médio do IFNMG Campus Araçuaí visitam Usina de Irapé Ir direto para menu de acessibilidade.

Alunos do Ensino Médio do IFNMG Campus Araçuaí visitam Usina de Irapé

Publicado: Terça, 29 de Maio de 2012, 15h02 | Última atualização em Terça, 29 de Maio de 2012, 15h16

Alunos do curso Integrado em Agroecologia

Alunos do 2º Ano Integrado em Agroecologia

Nos dias 22 e 23 de maio, os alunos do 2º ano dos cursos integrados em Agroecologia e Informática, realizaram uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Irapé. A visita, atividade didática multidisciplinar, foi uma oportunidade para identificar as etapas de geração de energia, identificando processos que levam à sua conservação; bem como vivenciar na prática os conteúdos apreendidos em sala de aula.

A Usina Hidrelétrica Presidente Juscelino Kubitschek, ou Usina de Irapé, construída no Rio Jequitinhonha, abrangendo terras dos municípios de Grão Mogol,  Berilo, Cristália, Botumirim, José Gonçalves de Minas, Turmalina e Leme do Prado, inaugurada em 2006,  possui uma potência nominal, com uma capacidade  instalada de 390 megawatts.

A usina, pertencente à Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG - está entre as usinas mais modernas instaladas no Brasil, possui a barragem mais alta do país e uma das mais altas do mundo, com 208 metros.

Durante a visita os alunos tiveram a oportunidade de perceber a aplicabilidade das diversas ciências e saberes utilizados desde a construção à manutenção e geração da energia. Os mesmos, devidamente acompanhados por professores e funcionários do IFNMG – Campus Araçuaí e por funcionários da CEMIG, conheceram o funcionamento da usina, a geração de energia, o lago, a central de distribuição de energia, enfim; todo o processo de construção da barragem e da geração da energia hidrelétrica; bem como os impactos gerados por esta ação. Observaram também as características físicas ( vegetação, relevo e hidrografia) e antrópicas do percurso e do entorno da Usina.

Alunos do curso Integrado em Informática

Alunos do 2º Ano Integrado em Informática