Portal IFNMG - Programa Jovens Talentos oferece bolsas para ingressantes da graduação; inscrições até 23 de março Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2012, 18h01 | Última atualização em Quinta, 29 de Março de 2012, 15h46

Banner Jovens Talentos

O IFNMG aderiu ao programa Jovens Talentos para a Ciência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa vai conceder bolsas de estudo, no valor de R$ 360 mensais e durante um ano, a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento que ingressaram no primeiro semestre de 2012 em universidades e institutos federais.

As primeiras bolsas serão implementadas já no próximo mês de agosto. As inscrições seguem até 23 de março e devem ser feitas pelos coordenadores de curso cadastrados no sistema eletrônico da Capes, conforme orientações enviadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa aos diretores-gerais dos campi do IFNMG. Portanto, os estudantes de graduação recém-ingressos que tiverem interesse em concorrer às bolsas devem procurar os coordenadores de seus cursos.

A seleção dos bolsistas será realizada mediante prova de conhecimentos gerais elaborada pela Capes/CNPq, a ser aplicada no dia 29 de abril de 2012. A nota do teste poderá ser utilizada ainda para futuras classificações no programa Ciência sem Fronteiras.

O objetivo do programa é inserir precocemente os estudantes no meio científico. A Capes e o CNPq irão definir o programa de atividades e a forma de acompanhamento dos bolsistas em cada instituição.

A Capes preparou um documento de instruções gerais para o programa. Acesse aqui.