Portal IFNMG - Alunos do 3º período do Curso Técnico em Enfermagem do IFNMG – Campus Araçuaí, realizam visita técnica à Hemodiálise em Salinas e ao SAMU em Taiobeiras. Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2011, 12h07 | Última atualização em Quinta, 22 de Dezembro de 2011, 12h10

Hemodiálise em Salinas - MG

No dia 21/12/2011, os alunos do terceiro período do curso técnico em Enfermagem do IFNMG - Campus Araçuaí, realizaram uma visita técnica à Hemodiálise do Hospital Municipal Doutor Oswaldo Prediliano Santana de Salinas-MG e ao SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – de Taiobeiras.

Acompanhados pelas professoras Luana Caetite e Clara Cynthia, os alunos conheceram os motivos que levam o paciente a necessitar da hemodiálise, como funciona a mesma, os benefícios, as reações adversas, enfim, todo esse serviço de alta complexidade.

Logo após, os mesmos se encaminharam ao SAMU em Taiobeiras, por ser a Unidade Avançada da região Macro Norte mais próxima a Araçuaí, onde conheceram as diferenças entre o Suporte Básico e Avançado de Vida, como ocorre o atendimento em caso de ocorrência, e por fim, assistiram a uma simulação de um atendimento de uma Parada Cardiorrespiratória (PCR), na qual uma aluna se disponibilizou a ser uma “vítima” e receber os primeiros-socorros.

A equipe agradece aos profissionais que não mediram esforços para realização dessa visita: a Diretora de Ensino Marilze do Carmo Lima e Almeida, ao Coordenador de Extensão Juvenal Martins Gomes, ambos do Campus Araçuaí; ao Diretor de Ensino Murilo Nonato Bastos, ao motorista Dilermano, servidores do Campus Salinas, e aos enfermeiros Orlando e Juliana do Centro de Hemodiálise, e Warley do SAMU.

Socorrista e Enfermeiro demonstrando as massagens cardíacas

Alunos do 3º período do Curso Técnico em Enfermagem do IFNMG - Campus Araçuaí

FONTE: Luana  Castro Caetite / Professora do Curso Técnico em Enfermagem do IFNMG - Campus Araçuaí