Portal IFNMG - Projeto de Implantação do Núcleo em Agroecologia é apresentado no Campus Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2011, 15h03 | Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2011, 14h51

Professor João Motta apresentando o Projeto APA do Lagoão

No dia 02 de setembro de 2011, o professor João Motta Neto apresentou aos servidores do IFNMG- Campus Araçuaí o projeto “ Implantação de um Núcleo em Agroecologia  através da geração e difusão de conhecimentos na APA da Chapada do Lagoão- AraçuaÍ (MG).”

Este projeto foi elaborado em 2010 pelos professores do curso técnico em agroecologia do Campus Araçuaí e executado juntamente com parceiros locais ( AEFA, ASSOCIAR, Cáritas Diosesana, CPCD, Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores da Chapada do Lagoão e Estudantes do Curso Técnico em Agroecologia do IFNMG – Campus Araçuaí).

A área abrangida pela APA da Chapada do Lagoão possui grande importância ambiental e econômica para o município de Araçuaí. É considerada o grande reservatório de água da região pelo fato de possuir  01 ribeirão, 02 córregos e 140 nascentes, que abastecem grande parte da população.

Foram realizadas palestras, cursos, reuniões e atividades que estimulassem agricultura ecológica, a criação de pequenos animais, já que os animais de grande porte degradam muito o meio ambiente, a silvicultura sustentável, extrativismo sustentável, incentivar a agroindústria, artesanato, agroecoturismo,  gerando  emprego e renda para a agricultura familiar.

O professor João Motta convidou a todos os servidores do campus a participarem do projeto, assim será uma contribuição destes profissionais para melhoria de vida dos trabalhadores e do meio ambiente, propiciando a conservação e atividade sustentável das comunidades de Araçuaí .

Professores e alunos do IFNMG/Araçuai na Chapada do Lagoão

Veja mais fotos, clique aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos / IFNMG - Araçuaí