Portal IFNMG - Publicado o Edital de Chamada Pública para Concessão de Auxílio Emergencial aos Discentes do Campus Almenara no ano de 2021 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 06 de Maio de 2021, 15h44 | Última atualização em Quinta, 06 de Maio de 2021, 15h44

1. DA FINALIDADE DO PROGRAMA E OBJETIVO DO EDITAL

1.1 O Programa de Auxílio Emergencial COVID visa atender os discentes dos cursos presenciais do IFNMG neste contexto de aprofundamento das desigualdades socioeconômicas ocasionadas pelos impactos da pandemia do novo Coronavírus na economia e nos mais diversos setores da sociedade. Com isso, objetiva-se cumprir os objetivos do PNAES, art 2° do Decreto nº 7.234 de 19 de Julho de 2010. Neste sentido, pretende-se oferecer apoio financeiro aos estudantes que, encontram-se em situação de vulnerabilidade que possa fragilizar a sua relação com a instituição de ensino e com política de educação, e assim, possibilitar uma maior segurança para as condições de permanência e êxito nas atividades pedagógicas não presenciais ANPs ou outras possibilidades de ensino que o IFNMG venha a adotar.

1.2 O auxílio será destinado aos estudantes regularmente matriculados e cumprindo as atividades de ensino propostas nos cursos regulares, na modalidade presencial do IFNMG, no Campus Almenara com renda familiar per capita de até 1 salário-mínimo (R$ 1.100,00) e que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou risco social que impacte na permanência do estudante no curso, de modo especial os estudantes que tiveram a sua situação agravada pelos impactos decorrentes da Pandemia do COVID.

2. DOS AUXÍLIOS

2.1 Constituem modalidade de auxílios objetos deste edital:

MODALIDADES DE AUXÍLIOS

DETALHAMENTO DOS AUXÍLIOS

Auxílio Emergencial I

Este auxílio financeiro terá o valor de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) e será concedido, mensalmente, durante 08 meses, prioritariamente, aos estudantes em situação considerada insuficiente para sua manutenção no IFNMG e que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, agravada pelos impactos diretos e indiretos causados pela Pandemia da COVID.

Auxílio Emergencial II

Este auxílio financeiro terá o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) e será concedido, mensalmente, durante 08 meses letivos, aos estudantes em situação socioeconômica considerada parcialmente insuficiente para sua manutenção no IFNMG e que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, agravada pelos impactos diretos e indiretos causados pela Pandemia da COVID.

Auxílio Emergencial III

Este auxílio financeiro terá o valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais) e será concedido, mensalmente, durante 08 meses letivos, aos estudantes em nível socioeconômico considerado razoável para sua manutenção no IFNMG e que se encontram em situação de vulnerabilidade agravada pelos impactos diretos e indiretos causados pela Pandemia da COVID.

PARA FAZER A INSCRIÇÃO NO PROGRAMA O ESTUDANTE DEVERÁ ACESSAR O LINK https://forms.gle/BQkmBbLsRQWNqAuAA RESPONDER ÀS PERGUNTAS DO QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO E, AO FINAL DO PREENCHIMENTO, O ESTUDANTE DEVERÁ ANEXAR TODA A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA NESTE EDITAL QUE DEVERÁ SER DIGITALIZADA E ENVIADA, PREFERENCIALMENTE, NO FORMATO PDF.

IMPORTANTE:

Todos os campos do questionário, para adicionar os documentos, aceitam apenas UM arquivo em PDF ou Imagem. Deste modo, para transformar as fotos dos CPFs, dos RGs , das páginas das carteiras de trabalho, entre outros arquivos, de todos os membros da família em um único PDF, para anexar ao campo solicitado, o estudante poderá utilizar como sugestão aplicativos para celular, além de outras possibilidades, de sua escolha, para gerar este arquivo.

O período de inscrição será de 10/05/2021 até 18/05/2021.

Acesse o edital completo aqui.