Portal IFNMG - IF Mais Empreendedor: IFNMG seleciona projetos para apoiar pequenos empreendedores afetados pela covid19 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 18h08 | Última atualização em Segunda, 12 de Abril de 2021, 07h35

Servidores efetivos e docentes substitutos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) têm desta segunda-feira (05/04) até o dia 16/04 para inscrever projetos com ações voltadas ao atendimento, apoio e orientação a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e aos Empreendedores Individuais do norte de Minas Gerais que foram afetados negativamente pela pandemia da covid19.

Serão selecionados até 7 projetos, entre os 11 campi do IFNMG. Cada projeto será contemplado com recursos financeiros para pagamentos das bolsas mensais às equipes executoras, nos valores mensais de R$ 1050 para o servidor coordenador da equipe (jornada de 7 horas semanais) e de R$ 400 para os estudantes (jornada de 20 horas semanais).

O edital que rede a seleção foi publicado nesta segunda-feira (05/04) pela Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG.

O prazo para a execução de cada projeto será de 6 (seis) meses. Os projetos poderão ser realizados separadamente por Unidade/Campi dentro do IFNMG ou de forma conjunta (Intercampi). As equipes deverão ser compostas por, no máximo, um servidor do quadro efetivo da instituição (técnico administrativo ou docente) ou docente substituto para atuar como Coordenador de Equipe e seis estudantes regularmente matriculados na instituição em qualquer curso, de qualquer nível (técnico, graduação, pós-graduação), tanto presenciais quanto na modalidade de educação a distância, sendo que pelo menos um seja do Ensino Médio (integrado, concomitante ou subsequente). Os estudantes que comporão as equipes deverão ser selecionados pela Coordenação de Equipe, via processo público de seleção aberto a toda instituição.

Para inscrição os proponentes deverão enviar no SUAP a proposta do projeto (Anexo I do Edital), Declaração de estar quite com o IFNMG em projetos anteriores (ANEXOS V e VI), Termo de Compromisso assinado pelo(a) Coordenador(a) da proposta (ANEXO VII) e Termo de Anuência do Diretor Geral do Campus (ANEXO VIII). As propostas serão avaliadas por uma banca de seleção designada pelo IFNMG que considerará os seguintes critérios:clareza, relevância e pertinência do objetivo; adequação metodológica; metas e indicadores; articulação entre ensino, pesquisa e extensão; impacto social do projeto e mérito e relevância do projeto.

IF Mais Empreendedor

Idealizado pelo IFSuldeMinas em 2020, o programa IF Mais Empreendedor ganhou apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) para ampliação para todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tornando-se nacional em 2021.

IF Mais Empreendedor siteO projeto no IFNMG tem por objetivos específicos, a) promover a realização de projetos e ações de extensionismo tecnológico em interação com o setor produtivo, especialmente, com o atendimento a Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e Empreendedores Individuais e articulação junto aos Arranjos Produtivos Locais (APLs); b)  Estimular a participação de servidores e estudantes do IFNMG em projetos voltados ao surgimento de novos negócios e remodelagem de empreendimentos existentes, com vistas ao enfrentamento da crise econômica, sanitária e social decorrente da pandemia global de COVID-19; e c)  Promover o desenvolvimento de novas habilidades e competências nos estudantes do IFNMG, por meio do seu envolvimento em atividades de empreendedorismo e extensionismo tecnológico.

Todas as informações podem ser conferidas no Edital nº 22. Os anexos e demais documentos podem ser acessados neste link.

Confira abaixo o calendário do Edital:

Publicação do Edital

05/04/2021

Período de inscrições

05/04 a 16/04/2021

Divulgação do resultado parcial

19/04/2021

Recurso quanto ao resultado parcial

20/04/2021

Divulgação do resultado do recurso contra o resultado parcial

22/04/2021

Divulgação do resultado final