Portal IFNMG - Jovens embaixadores do Vale do Jequitinhonha (IFNMG-Almenara) participam da 21ª MiniOnu Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 16h42 | Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 16h42

Estudantes do ensino médio integrado do campus Almenara participaram da 21º edição do MiniOnu, modelo de simulação de embaixadores da Organização das Nações Unidas. O evento organizado pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas ocorreu em formato virtual entre os dias 09 e 12 de outubro.

O campus Almenara foi representado por 10 delegados no modelo de simulação. Ao longo desses dias, os jovens embaixadores do Vale do Jequitinhonha participaram de workshops que versaram sobre a violência contra a mulher, a homofobia, a transfobia no ambiente escolar e o preconceito contra os portadores do vírus HIV. Nos comitês de simulações, nossos embaixadores debateram questões sobre acesso a educação, segurança internacional, economia, direitos humanos na América Latina, entre outros.

O aluno do 1º ano de Informática, Eduardo Guimarães Rocha que participou da simulação pela primeira vez no comitê da Organização dos Estados Americanos (2019) destacou que mesmo diante das dificuldades de um evento realizado no ambiente virtual “os debates foram bem proveitosos e consequentemente, foi uma rica fonte de conhecimento, nos obrigando a pensar fora da caixinha, a ouvir pontos de vistas diferentes e procurar as melhores forma de resolver os problemas apresentados”. Outro estreante no evento foi o aluno do 1º ano do curso de Administração, Bernardo Almeida Rocha, que representou a Espanha no Conselho de Direitos Humanos (2019) em que se debateu a violação dos Direitos Humanos nos sistemas prisionais do mundo. O aluno observou que a temática proposta no comitê proporcionou a ele a possibilidade de reflexão e aprendizado sobre a questão do encarceramento em massa, sobretudo entre as pessoas negras.

Gabriel Jardim de Oliveira, discente do 3º ano de Zootecnia apontou que a participação no IFMUNDO, evento institucional do IFNMG contribui para sua participação bem sucedida nos debates: “tive muitos desafios, pois foi a primeira vez que participei, e ainda mais por ser virtualmente. Mas o tema, que era questões de sustentabilidade, me deixou muito em casa, porque além de ser um assunto que eu gosto muito, nas duas outras simulações que eu participei no IF eu sempre estive com a pauta ambiental.”

01
A aluna do 2º ano de Informática Isadora Maria de Araújo Cathalat como delegada da República da Índia no comitê da INTERPOL (2020)

002
O aluno do 2º ano do curso de Administração, Thiago Neves, delegado da Republica del Sudán del Sur, debatendo no comitê em Língua Espanhola, UNICEF (2010)

Ana Júlia Reis de Oliveira, do 2º ano do curso de Informática, sublinhou que  o “ano de 2020 trouxe uma série de desafios para a minha vida em diversos âmbitos. Ter tido a oportunidade de participar pela segunda vez da MINIONU trouxe, no entanto, uma esperança genuína de ter parte de uma rotina saudosa de volta.”

Os alunos foram orientados pelos professores Alex Lara Martins e Regina Mendes de Araújo, que realizaram a preparação por meio de reuniões virtuais com os alunos, orientando-os em relação aos conteúdos, as propostas de debate e à argumentação. Como é de costume, a organização do evento sempre se preocupa em oferecer uma programação para os professores orientadores e esse ano não foi diferente. Foi realizado no dia 12 o workshop sobre “Educação na era digital” com os professores da PUC, Marcos Kutova e Simão Pedro Marinho, onde se tratou da Educação a distância e dos desafios enfrentados pelos docentes com as atividades não presenciais no contexto da pandemia. No fim da tarde, realizou-se a tradicional reunião de avaliação do evento que, mesmo sendo realizado virtualmente, foi muito elogiado. A experiência no MiniOnu poderá ser aproveitada para reconfigurarmos o nosso próprio evento institucional de simulação, o IFMundo.