Portal IFNMG - Vozes que (re)existem promove primeiro Cine Debate Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Vozes que (re)existem promove primeiro Cine Debate

Publicado: Terça, 30 de Junho de 2020, 10h48 | Última atualização em Segunda, 13 de Julho de 2020, 17h54

Na próxima quinta-feira, 02 de julho, às 17h, acontecerá a primeira sessão de Cine Debate do projeto de extensão Vozes que (re)existem. Esse projeto, idealizado e coordenado pela professora Mayara Archieris, tem como um de seus pilares oferecer à comunidade escolar do IFNMG, campus Almenara, e também à comunidade externa, atividades artístico-culturais que envolvem as diferentes linguagens da arte, como literatura, teatro, música e cinema.

Na primeira sessão, discutiremos o tema “Violência obstétrica e gestação em tempos de Covid-19”, a partir do documentário Parir é natural (2015, 26 min.), produzido pela Caliban Produções Cinematográficas Ltda/Fundação Oswaldo Cruz, com direção e roteiro de Silvio Tendler. O documentário tem o intuito de ampliar o debate sobre a banalização da cesárea, apresentando depoimentos de mulheres que viveram a experiência do parto e de profissionais de saúde especialistas em parto e nascimento.

Contaremos com a participação de Monalisa Barros e Guilhermino Braz. Monalisa é doutora em Psicologia pela UFF e professora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando nos cursos de medicina e de psicologia. Atualmente desenvolve pós-doutoramento em saúde mental perinatal no Instituto de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. É membro da equipe Brasil GentleBirth. Guilhermino é médico obstetra pela UFMG, atua com ênfase na humanização do parto e do nascimento e possui certificado GentleBirth,  método que treina, a partir de ferramentas e conteúdos de psicologia do esporte, terapia cognitivo comportamental, fisiologia do parto, mindfulness e hipnose, a mente da mulher para experienciar a dor e possíveis reviravoltas do parto com serenidade e resiliência.

            Venham debater conosco. O documentário não será exibido na hora do debate; então, quem ainda não assistiu e deseja participar das discussões pode acessá-lo antes no link: https://www.youtube.com/watch?v=Ez9-DzYDLdc&t=1164s

            O Cine Debate será exibido no canal do IFNMG- Campus Almenara no Youtube, no link: https://www.youtube.com/channel/UCIb_Qjwhw4xtYYQp8cWSe_A

 

Cine debate Parir e natural

 

 

Fim do conteúdo da página