Portal IFNMG - Novo ano letivo inicia com jornada pedagógica Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Novo ano letivo inicia com jornada pedagógica

Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 09h10 | Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 15h23

     O IFNMG – Campus Almenara, por meio da Direção-Geral e Direção de Ensino, iniciou, no dia 3 de fevereiro, às 8h, no auditório do Campus, o ano letivo, através da realização da Jornada Pedagógica 2020. 
     Com o intuito de proporcionar aos servidores do Campus uma prazerosa integração, a Comissão Organizadora preparou um delicioso café da manhã.

     Após os comprimentos e o desjejum, o Diretor-Geral do Campus, Professor Joan Brálio Mendes Pereira Lima, declarou aberto oficialmente o evento, e sequenciou sua fala com a apresentação de informações referentes ao ano de 2019, principalmente, a respeito da aplicação dos recursos repassados pelo Governo Federal. O Diretor-Geral finalizou sua exposição trazendo à tona aspirações de mais um ano repleto de desafios e conquistas a serem alcançadas.

 WhatsApp Image 2020 02 07 at 08.42.17

     Dando continuidade à programação, o professor e Coordenador de Extensão, Marcos Montanari, apresentou um vídeo contendo fotografias dos eventos realizados no Campus ao longo do ano de 2019.  Mantendo as atividades, os professores Alfredo Costa, Alex Lara, Leonardo Palhares, Regina Mendes, Anna Cristina, Antônio Clarette, Tânia Mares, Railde Vieira e Luis Célio e ainda o Pedagogo Adalvan Soares, realizaram o lançamento do livro intitulado - “IFMundo: diálogos sobre pedagogia da simulação e cidadania global”.

Organizadores do Livro

     O período, das 9h40m às 12h, foi dedicado à realização da mesa redonda, composta pela Secretária de Educação do município de Almenara, Dicíola das Graças Moraes, que focou sua fala sobre gestão numa perspectiva democrática; a professora colaboradora, Anna Cristina Alvares Ribeiro Machado, abordou o tema da educação democrática e das interfaces com direito; e a professora do IFNMG – Campus Almenara, Tania Maria Mares Figueirêdo, comentou sobre as possibilidades de construção de um currículo e de uma avaliação que respeitem os sujeitos e seus saberes, encerrando sua fala questionando, “Você é o professor que queria ser ou o professor que não queria ter?”. A mesa redonda teve como mediadora a professora do IFNMG – Campus Almenara, Cláudia Santos.

Jornada 2020 5

     Às 14h, houve continuidade, nesta jornada da tarde, com diversas apresentações... Do calendário acadêmico, feita pelo pedagogo, Ronivaldo Ferreira; apresentação sobre a Extensão e Estágios, exposta pelo professor Marcos Montanari e a professora Valdete de Almeida; apresentação sobre a empresa Júnior, com o professor Luiz Célio. 
     No segundo dia de atividades, a Assistente Social, Julipe de Cássia, explanou sobre a Campanha de retorno às aulas, intitulada: “Constrangimento não tem Graça!”, e fez seu relato sobre o encontro de lideranças estudantis. Em continuidade, o professor Alex Lara demonstrou um pouco de seu trabalho: “Ações afirmativas e o desempenho acadêmico dos estudantes do IFNMG – Campus Almenara”.

     A Diretora de Ensino, Gilvânia Antunes e o professor Marco Aurélio, Coordenador Geral de Ensino, discorreram sobre eficiência acadêmica e apresentaram resultados de desempenho no ano de 2019. No período vespertino, aconteceu o planejamento por área, encerrando-se as atividades com a organização para acolhida aos discentes.

Jornada 2020   Jornada 2020 4  Jornada 2020 7  Jornada 2020 9

Fim do conteúdo da página