Portal IFNMG - NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, CAMPUS ALMENARA PROMOVEU A III MOSTRA DE LINGUAGENS Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 10h24 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 11h04

No dia 20 de novembro, o SESC Almenara foi palco da III Mostra de Linguagens do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Almenara. Com o intuito de celebrar o dia da Consciência Negra, o tema deste ano foi “O negro nas Américas ao longo da história”. Promovido pelo Núcleo de Linguagens e pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), o evento representou a culminância do trabalho Interdisciplinar das disciplinas de Língua Portuguesa, Estudos Literários, Língua Espanhola, Língua Inglesa,  Artes, Educação Física e História. Envolveram-se no projeto as turmas dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos dos Cursos Técnicos de Nível Médio (Administração, Agropecuária, Informática, Zootecnia e Agropecuária em Regime de Alternância).
A Mostra começou com a premiação da aluna Aira Cascalho Rosembergue Moreira, do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária, a ganhadora do concurso da imagem oficial da III Mostra de Linguagens. Em seguida, houve uma palestra com Marcus Vinícius Costa, articulador de movimentos coletivos de juventude e de igualdade racial, e agente Cultural do Vale do Jequitinhonha. O palestrante, formado em Ciências Sociais pela PUC Minas Gerais, discutiu a importância do dia da Consciência Negra. Marcus convidou o público a refletir sobre os problemas estruturais e históricos que o povo negro sofre e rememorou a luta da população negra no passado e no presente.
Posteriormente, por meio de apresentações teatrais e musicais, recitação de poemas, entre outras intervenções artísticas, que lembraram de Dandara a Mariele Franco, de Cruz e Souza a Martin Luther King, de cânticos de dor e esperança dos escravos a raps como “This is America” ou souls como “Olhos coloridos”, os alunos levaram o público a refletir sobre a importância do negro na formação dos povos das Américas. Para isso, contemplaram desde a diversidade dos povos africanos antes de passarem pelo obscuro período da escravidão, perpassando por esse tenebroso momento até chegar aos dias atuais, apontando tanto as conquistas quanto as dificuldades desses povos nas diferentes esferas do cotidiano.
Confiram alguns momentos do evento e os poemas de autoria de alunos, recitados durante as apresentações: “Pessoa de cor(agem)”, de Kaylane Pinheiro Oliveira, aluna do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio; “Queria dizer que estou aqui”, de Yohanne Oliveira Sutil, aluna do 1º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio; e "Cada palavra" de Alice Marques Neves, aluna do 2º ano do Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio.

Confira abaixo fotos do evento:

Mostra de Linguagens 1 copiar  Mostra de Linguagens 2

Mostra de Linguagens 3  Mostra de Linguagens 4