Portal IFNMG - Visita técnica em fazenda de produção e beneficiamento de café Ir direto para menu de acessibilidade.

Visita técnica em fazenda de produção e beneficiamento de café

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 15h06 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2019, 15h25

No dia 02 de julho de 2019, os alunos do 9º período do Curso de Engenharia Agronômica e do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária do IFNMG – Campus Almenara, acompanhados dos professores Edimilson Barbosa, José Maria e Denis Pereira, realizaram visita técnica nos municípios de Mata Verde/MG e Encruzilhada/BA, ambas em propriedades produtoras de café, e também visitaram a empresa Café Brasil Colonial.

Na oportunidade, os alunos conheceram de perto a produção e beneficiamento do grão de café, podendo acompanhar desde a colheita até o processo de torrefação e empacotamento do café em pó para a venda.

Na primeira parte da visita foi possível acompanhar o processo de colheita e pós-colheita na propriedade do Sr. Lucio Mário, além de conhecer alguns implementos e maquinário agrícolas que o mesmo possui afim de facilitar o trabalho e otimizar o tempo na produção do café arábica. Depois seguiram para a fazenda do Sr. Wilton Oliveira onde tiveram a oportunidade de conhecer as etapas de secagem e limpeza dos grãos após a colheita.

E para encerrar visitaram a empresa Café Brasil Colonial dos proprietários Wilton Oliveira, Michael Oiveira, Walter Oliveira e Susi Oliveira, onde acompanharam o processo de seleção, torrefação, blendagem, moagem e empacotamento do café.

Confira fotos do evento:

Mata Verde