Portal IFNMG - IFMundo que deixa saudades Ir direto para menu de acessibilidade.

IFMundo que deixa saudades

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 08h17 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 17h18

Nos dias 10, 11 e 12 de junho, o IFNMG - Campus Almenara realizou a 3ª edição do IFMUNDO. O evento envolveu 450 estudantes do IFNMG e de seis escolas estaduais da microrregião do Baixo Jequitinhonha. O IFMUNDO é um projeto de ensino que propõe aos participantes a reflexão e a proposição de resoluções para temas importantes da Organização das Nações Unidas (ONU). Foram realizados debates públicos em comitês simulados da ONU, bem como apresentações culturais em estandes que exibiram aspectos de diversos países inspirados no ano internacional das línguas indígenas.
Segundo o coordenador local do IFMUNDO, Alfredo Costa, os estudantes demonstraram interesse, curiosidade e
criatividade no exercício de imersão nos temas das línguas indígenas internacionais. É importante mencionar que nenhuma língua indígena brasileira foi apresentada, o que levou os estudantes a compreender a amplitude e a relevância da preservação das línguas indígenas faladas no mundo.

Foto 01: Alfredo Costa.
Embaixada de Línguas Indígenas da Nicarágua.

Em cada comitê foi debatida uma temática com questões de relevância global. As regras de debate foram estabelecidas por estudantes que assumiram os papeis de diretor e assistente, que mediaram e estimularam os participantes a buscarem consensos políticos e a propor soluções. Os temas para debates nos comitês foram os seguintes: Diversidade de gêneros no Esporte; as negociações pós-Guerra dos Seis Dias (Conflito Árabe-Israelense): Revisão da Declaração Universal dos Direitos Humanos para o s. XXI: Dumping Social e ambiental como variáveis da questão energética, inspirado no tema do Ano Internacional da Tabela Periódica; A perda da diversidade genética de plantas e animais, seguindo a Década Internacional da Biodiversidade; Gripe de Bucareste - desafios de contenção da pandemia; e Governabilidade Algorítmica, coleta de dados e privacidade na Internet.
Os estudantes, que estavam sendo preparados para a dinâmica desde o início do ano letivo, deram o melhor de si e protagonizaram estimulantes debates, acompanhados de perto pelos jornalistas do comitê de imprensa.

2 copiar

Foto 02: Alfredo Costa.
Comitê de simulação do Conselho ode Segurança da ONU.

De acordo com a emocionada Secretária Geral do IFMUNDO, Karolaine Pinheiro, “o IFMUNDO é sinônimo de transformação e mudança e deve ser levado adiante nos próximos anos”. A mesma mensagem foi compartilhada pela diretora Milene Petinga, que manifestou o seu maravilhamento: poucas vezes se sentiu tão realizada em um projeto.
Nesta edição, tivemos duas grandes inovações: no comitê que simulou o ACNUDH, os debates ocorreram em língua estrangeira, inglês ou espanhol. A outra inovação ocorreu no comitê sobre pandemias, em que os estudantes deveriam unir forças, num jogo de tabuleiros em formato de RPG, para conter um vírus que se espalhava pelo globo.
O Diretor Geral do campus Almenara, Joan Brálio, julgou interessante a condução das discussões em inglês, e percebeu o envolvimento, a fluência e as contribuições dos alunos. Para ele, essa prática pedagógica demonstrou a sua relevância tanto na formação técnica da conversação em língua estrangeira, que vai além da rotina em sala de aula, quanto na formação cidadã de ampliação das visões de mundo dos participantes.
Na assembleia geral, que marcou o encerramento do IFMUNDO, os melhores debatedores, as melhores embaixadas e o melhor jornalista foram destacados e homenageados. Além disso, foi o momento em os diretores dos comitês destacaram o que houve de melhor e de mais curioso em cada debate.

3 copiar

Foto 03: Alfredo Costa.
Encerramento do IFMUNDO e premiação dos destaques.

As temáticas do IFMUNDO promoveram a transversalidade do ensino, o exercício da alteridade e a integração de saberes da formação técnica e cidadã. Agradecemos o empenho dos professores colaboradores e de toda a comunidade escolar que participou do evento. Ano que vem tem mais!