Portal IFNMG - Nota à comunidade sobre o bloqueio do orçamento Ir direto para menu de acessibilidade.

Nota à comunidade sobre o bloqueio do orçamento

Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 21h42 | Última atualização em Sexta, 10 de Maio de 2019, 21h48

almenara vertical jpg copiar copiar

Com 09 anos de existência, o IFNMG – Campus Almenara atende à sociedade oferecendo educação pública, gratuita e de qualidade aos discentes do Baixo Jequitinhonha e demais regiões. Em 2019 o Campus Almenara ofereceu 450 novas vagas distribuídas em 03 cursos de graduação, 05 cursos técnicos presenciais e 02 Cursos de Formação Inicial e Continuada.Também ofertamos cursos técnicos à distância em Polos Avançados nos municípios do Baixo Jequitinhonha.

No dia 30 de abril, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o bloqueio de 30% do orçamento das instituições federais de ensino, que corresponde de 37% a 42% dos recursos de custeio previstos para o funcionamento das unidades. No IFNMG – Campus Almenara, o corte reduz 39,12% dos recursos de manutenção.

Essa medida impacta diretamente as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus e compromete o pagamento de serviços básicos de manutenção. Algumas ações de economia já foram tomadas, como a suspensão dos eventos institucionais, inclusive o Encontro do Ensino que seria realizado no Campus Almenara, além de cancelamento de jogos estudantis, visitas técnicas, reuniões e outras.

Se o bloqueio não for revertido, uma readequação de despesas será necessária. Isso inclui corte de bolsas para estudantes, corte de auxílios e capacitação de servidores, revisão de contratos, além de prejuízo direto na abertura de novos cursos.

No dia 14 de maio, o Colégio de Dirigentes (CODIR) irá se reunir em Montes Claros para análise da situação e deliberação sobre as medidas a serem adotadas. Já no dia 17, haverá reunião extraordinária do Conselho Gestor do Campus para encaminhamentos sobre as ações e impactos no IFNMG – Campus Almenara.

Cientes da nossa missão enquanto entidade pública à serviço da população, viemos prestar os devidos esclarecimentos e informar que a decisão tomada pelo MEC impacta diretamente o funcionamento do Campus Almenara e compromete nossa capacidade de cumprir com as atividades cotidianas. Entretanto, todas as medidas necessárias serão tomadas para evitarmos maiores transtornos à comunidade escolar. Desde já contamos com a compreensão da comunidade e apoio de todos em defesa da educação Pública, Gratuita e de Qualidade.