Portal IFNMG - Informe ARINTER: Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Ir direto para menu de acessibilidade.

Informe ARINTER: Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional

Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 16h10 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2019, 16h10

No dia 21 de fevereiro de 2019 a estudante do 8º período do Curso de Engenharia Agronômica, Eveline Mendes da Silva, retornou ao campus Almenara para dar prosseguimento às suas atividades acadêmicas após passar 5 meses no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional promovido pela Coordenadoria de Relações Internacionais (ARINTER).

O programa tem como objetivo levar aos estudantes da graduação oportunidades de estágio internacional, aquisição de novos conhecimentos, além de aprimorar conhecimentos adquiridos e proporcionar-lhes uma vivência intercultural que os faça sentir cidadãos globais. Anualmente o programa seleciona alunos interessados através de editais públicos para vivenciar novas experiências em países com instituições parceiras do IFNMG.

A aluna relata que a experiência foi muito enriquecedora que contribuiu muito, tanto para a formação acadêmica quanto pessoal. “Foi uma experiência que superou muitas vezes o que eu esperava. Tive a oportunidade de aprimorar muito meus conhecimentos, aprender sobre a cultura local e conhecer vários países”, relata Eveline. A aluna cursou a disciplina de “Cultura de Células e Tecidos” que conta como disciplina optativa no campus Almenara e “Desenho e Projeto de Construções”. Além das disciplinas, a aluna realizou dois estágios previstos no seu percurso acadêmico, além de estágio voluntário em uma creche local. Nas horas livres, Eveline aproveitava para conhecer locais, aprender sobre cultura e viajar para países da União Europeia como Itália, Espanha, França e República Checa.

Eveline avalia que o curso de Engenharia Agronômica do IFNMG é mais completo e intenso que o curso da instituição ensino onde vivenciou. “O curso aqui possui maior carga horária e mais disciplinas que o curso ofertado no IPB. Por outro lado, o IPB possui uma infraestrutura em laboratórios mais completa, com equipamentos mais avançados e melhores laboratórios”, reflete a jovem. “A soma destes fatores é que faz o programa de mobilidade acadêmica uma experiência única na vida do participante. O IFNMG está de parabéns por nos propiciar tal experiência. Espero que novos alunos possam ser contemplados neste ano”.

Eveline1