Portal IFNMG - Curso ensina manejos agroecológicos na horticultura e dá voz às mulheres agricultoras da Comunidade do Paraguai Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Curso ensina manejos agroecológicos na horticultura e dá voz às mulheres agricultoras da Comunidade do Paraguai

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 19h12 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 11h25

No dia 24 de fevereiro de 2019 aconteceu o encerramento do Projeto de Extensão “ Manejos agroecológicos na horticultura: o protagonismo da agricultora familiar na garantia da segurança alimentar e nutricional no campo e na cidade” coordenado pelas professoras Lays Araújo Nery, Regina Mendes de Araújo e Priscila Lima. Os encontros contaram com a colaboração de Hiago Teixeira e Jéssica Lopes, bolsistas do projeto e ainda com a participação voluntária de Alanna Rocha, Meyre Lúcia da Silva e Poliana Xaviertodos acadêmicos do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do campus Almenara.

O projeto foi voltado para as mulheres da comunidade do Paraguai no munícipio de Almenara-MG e teve como intuito durante os encontros, que se iniciaram em agosto de 2018, ministrar cursos de curta duração sobre compostagem,,biofertilizantes e caldas naturais para combater as pragas e doenças nas plantas. Além do contato com os manejos agroecológicos, as agricultoras puderam aprender no último encontro que contou com a participação do professor Deivson Vinícius Barroso sobre a comercialização de seus produtos, custos e formação de preços na Agricultura Familiar, bem como calcular os custos envolvendo sua produção.

Durante os encontros foram feitas ainda dinâmicas e reflexões sobre o papel da mulher no campo, destacando seu protagonismo enquanto agentes essenciais no desenvolvimento da sociedade. Nesse sentido, os cursos contribuíram para o processo de empoderamento das mulheres da comunidade que poderão atuar de forma mais autônoma em suas atividades a partir dos conhecimentos adquiridos.

O Projeto, recebido com muito carinho pelas agricultoras, foi marcado sempre por momentos de muita emoção e aprendizado e buscou dar voz a essas mulheres, que destacam-se pela importância enquanto protagonistas de histórias de muito trabalho e luta por reconhecimento no campo.

extensão

 


Fim do conteúdo da página