Portal IFNMG - Acadêmicos do curso de engenharia agronômica realizam visita técnica ao triângulo mineiro Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 08h48 | Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 18h17

No período de 26 a 30 de novembro do ano de 2018, estudantes do curso de Engenharia Agronômica fizeram visita técnica no município de Ituiutaba e em algumas cidades vizinhas com o objetivo de conhecer a produção agrícola da região e reforçar os conhecimentos em algumas disciplinas cursadas.Os estudantes foram recebidos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na pessoa do docente Antônio dos Santos Júnior.

Inicialmente os estudantes conheceram uma empresa de beneficiamento de laranjas, onde foi possível acompanhar o processo de limpeza e polimento das frutas já na fazenda Chioderolis, os alunos percorreram um plantio de laranjeiras, juntamente com um funcionário e professores que esclareceram as dúvidas que surgiram ao longo da caminhada. Ainda no seguimento das frutas os alunos conheceram uma área de plantio de abacaxi cultivada pelo casal Dyeime Gonçalves e Gustavo Gonçalves no município de Monte Alegre-MG, que explicaram do sistema de arrendamento de terra para o cultivo do abacaxi, o manejo empregado e o método de comercialização adotado.

Figura 1 : Processo de polimento de laranja.

Figura 2: Plantio de abacaxi

Na Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais (CASEMG), os alunos acompanharam o processo de secagem e armazenamento de grãos em Silo. Posteriormente, o grupo de dirigiu à uma fazenda de soja no município de Capinópolis-MG, acompanhados do aluno da (UEMG) Marcelo Medeiros, que expôs o método de cultivo da cultura naquela área, no mesmo local os professores Edimilson Barbosa e José Maria Neves abordaram assuntos relacionados as disciplinas ministras aos alunos.

Figura 3: interior de um silo metálico.

No terceiro dia de visita, foi oportuno aos alunos presenciar o cultivo de hortaliças em sistema hidropônico no município de Santa Vitória - MG, sendo-lhes perceptível como uma nova forma de e otimização do espaço para a produção agrícola. Ainda, no mesmo dia, a empresa JBS recebeu os alunos, onde lhes foi apresentado, o sistema de tratamento de água e resíduos de produção, e a política de preservação ambiental da empresa.

Figura 4: Estufa de cultivo de hortaliças hidropônicas.

Figura 5: Portaria da empresa JBS.

O quarto dia, foi reservado para a participação em minicursos ministrados por professores e alunos da (UEMG) e professores do IFNMG- Almenara.

Figura 6: Minicurso: identificação, biologia e biocontrole de lagartas da soja

“O minicurso foi bastante proveitoso. Nele tivemos a oportunidade de conhecer mais da biologia e importância agrícola de uma das principais pragas da soja”. Relata o aluno, Gabriel Souza

Figura 7: Minicurso:tecnologia de sementes

“Abrimos os nossos olhares para o controle da qualidade de sementes e grãos, como um fator indispensável, sendo muito significativo para aprimorar os nossos conhecimentos”. Relata a aluna, Jéssica Lopes.

Minicurso: Agricultura de precisão

“A agricultura de precisão ainda é pouco conhecida, esse método pode trazer grande economia de insumos e alta produtividade para o agricultor” Relata a aluna, Bianca Kastembal Silva.

Figura 8: Minicurso: Pericia ambiental

“O minicurso permitiu ter visão e prática das técnicas de geoprocessamento aplicadas em fatores jurídicos para auxiliar o juizado sobre o contexto ambiental periciado assim como a elaboração do laudo” Relata a aluna, Iraiane Silva.

Figura 9: Minicurso:boas práticas do manejo de ordenha e qualidade do leite

“O minicurso foi de suma importância, tendo em vista que uma das principais atividades da nossa região é a pecuária. Foram abordados os cuidados que devem ser tomados com o leite, bem como, o manejo sanitário na hora da ordenha,” Relata o aluno, Felipe Alves.

Figura 10: Minicurso: tecnologia de processamento de licor de banana

“O minicurso foi de grande valia, pois nele tivemos a oportunidade de conhecer o universo dos licores artesanais. Aprendemos a produzir o licor de banana, que pode ser bastante viável no Vale do Jequitinhonha, que é destaque na produção da fruta.” Relata a aluna, Jéssica Samara Rodrigues.

11 Copia

Figura 11: Tecnologia de aplicação de agrotóxicos

" O minicurso foi muito interessante para mim, pois ainda não cursei a disciplina de Manejo e Controle de Plantas Daninhas, e conhecer tais técnicas me despertou curiosidade e interesse pela disciplina." Relatou a aluna, Lícia Aguilar.