Portal IFNMG - Estudantes do Campus Almenara participam da 2ª Etapa Nacional da I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 00h23 | Última atualização em Quinta, 08 de Novembro de 2018, 00h48

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) é uma competição de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira. A OMIF é realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira a ser definido cada ano para sediar a olimpíada no ano subsequente. No primeiro ano, entre os dias 19 de 21 de outubro de 2018, a OMIF foi realizada no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, idealizador da olimpíada. O projeto nasce no "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e faz parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.

Nessa edição, o evento contou com a participação dos Institutos Federais de todas as regiões do país. Ao todo foram 150 campi participantes, 12300 mil alunos participaram da primeira fase e 347 alunos foram convidados para a 2ª fase. Dentre estes, quatorze alunos do IFNMG foram contemplados, dos campi: Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Teófilo Otoni, Januária e Pirapora.

omif 4

Estudantes e professores dos diversos campi do IFNMG, na abertura da OMIF

O IFNMG Campus Almenara, foi representado nessa fase pelos alunos Alan Souza Silva e Gabriel Moreira Chaves, ambos estudantes do 3º ano do curso médio integrado de Informática, na qual destacaram:

“Participar da OMIF para me foi uma experiência ótima e inesquecível. Entre todos o momentos e ocasiões incríveis proporcionadas pelo evento é possível destacar três: o convívio com pessoas de vários lugares do Brasil podendo conviver e conhecer culturas diferentes, o conhecimento adquirido na prova, palestras e minicursos que pude desfrutar e por último e não menos importante o fato de construir amizades ao longo do evento, que perpetuarão por muito tempo. Enfim, a experiência foi incrível, não trouxe apenas a medalha de participação mas também toda a experiência e privilégio de ter chegado até aquela etapa”, afirmou Alan.

“A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais, realizada na cidade Muzambinho, foi um evento com nível de aprendizado acima do esperado por mim. Teve como foco a realização de uma avaliação semelhante à prova da segunda fase da Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas, além de um evento de avaliação estudantil. É relevante abordar, primeiramente, que foi proporcionado um aprendizado além do estudado no Ensino Médio, e por meio dos minicursos, obtive entendimento do mundo com outros olhares, principalmente, ao estudar um pouco da geometria fractal, que descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica. Aprender além da geometria euclidiana, foi perceber que mesmo com matemática aprendida não é possível descrever matematicamente coisas comuns, como o trajeto de um raio ou uma simples nuvem. A ideia de realizar uma competição que não fosse esportiva com os Institutos Federais de todo o país, faz com que a troca de culturas seja uma experiência enriquecedora e satisfatória”, mencionou Gabriel.

IMG 20181021 082225082

Estudantes do campus Almenara, acompanhados do Professor Jandresson

Além da realização das provas, durante o evento, os estudantes participaram de diversas palestras, oficinas e minicursos. E, ainda, conheceram a estrutura do Campus Muzambinho em um tour por todos os setores. Também foi promovido um encontro entre os professores presentes. Também foi uma excelente oportunidade para aprender com as boas experiências dos colegas de outros campi e fortalecer os laços dessa rede que acredita que a educação de qualidade é a solução para as mazelas do país.

Para Jandresson Pires, professor de matemática do campus, colaborador do evento e responsável por acompanhar os referidos alunos, a OMIF passou a ser um belo evento que incentiva os jovens a estudar Matemática, pois, além dos conhecimentos adquiridos durante o evento, o convívio com diferentes culturas propiciou aos alunos a compreensão de seu próprio valor e cooperou na formação e no desenvolvimento de expectativas futuras que poderão ser fundamentais na sua formação.

IMG 20181021 100406321

Por fim, a Olimpíada acontecerá de forma itinerante, a cada ano será realizada em um instituto da rede. Posteriormente, será divulgado o próximo anfitrião do evento.

Saiba mais: http://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br/pt/.