Portal IFNMG - Momento histórico para o baixo Jequitinhonha: começou nesta terça o maior evento de iniciação científica já realizado na região Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Momento histórico para o baixo Jequitinhonha: começou nesta terça o maior evento de iniciação científica já realizado na região

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 13h42 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2017, 14h24
Público lotou a tenda principal para participar da abertura do VI SIC
imagem sem descrição.

O VI Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG começou em grande estilo nesta terça-feira (25/04) no Campus Almenara, que sedia o evento pela primeira vez. Com a presença de mais de mil pessoas, entre estudantes e professores dos onze campi do IFNMG e representantes de diversas instituições públicas e privadas de Almenara e região, a solenidade de abertura contou com discurso dos dirigentes, palestra magna sobre empreendedorismo de alto impacto e show com o músico e compositor Rubinho do Vale.

Com número de inscritos próximo de 1.500 pessoas, o evento já se caracteriza possivelmente como o maior evento de iniciação científica já realizado no baixo Jequitinhonha. E é o maior evento do IFNMG realizado no Vale do Jequitinhonha, que além do Campus Almenara possui também os campi de Diamantina e Araçuaí.

capa site sic reitorO reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, ressaltou a diferença que o envolvimento com a pesquisa proporciona para o aluno e para o Campus. “O estudante que se envolve com o objeto de seu aprendizado, a partir dos pressupostos de pesquisa, aprende melhor e se destaca. E a escola que se destaca é aquela que estabelece a pesquisa como princípio essencial para a construção da autonomia intelectual”, ressaltou o Reitor, que também disse da importância da pesquisa para a comunidade em que os campi estão inseridos: “Os trabalhos apresentados aqui demonstram a preocupação dos nossos campi em contribuir para o progresso socioeconômico local e regional”, concluiu. 

capa site sic rogerio

O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do Instituto, professor Rogério Mendes Murta, destacou a evolução e consolidação do SIC ao longo dos anos e o empenho da comissão organizadora e do Campus Almenara em fazer um evento com ampla participação de todos oos campi do IFNMG e da comunidade da região. "O desenvolvimento de uma nação está voltado para a produção de ciência e tecnologia, e o Instituto está cada vez mais empenhado em fortalecer isto em nossos campi", ressaltou o pró-reitor.

capa site sic joanO diretor-geral do Campus Almenara, Joan Brálio Mendes Pereira Lima, agradeceu todos servidores, alunos e parceiros que se empenharam por vários meses para organizar o evento e destacou o marco que o evento vai deixar no Campus e na região. Para ilustrar a energia, a construção e a história do Campus, o diretor quebrou o protocolo e, acompanhado do diretor do Campus Avançado Janaúba, professor Fernando Barreto, cantou a música “Tempo perdido”, de Legião Urbana.

 

capa site sic mesa

Além do reitor, do pró-reitor e do diretor-geral do Campus, a mesa de honra contou também com a presença do prefeito municipal de Almenara, Ademir Gobira e do coordenador de pesquisa do Campus Almenara e coordenador geral do SIC, professor Fábio Martins Carvalho.

“O sonho é o motor da transformação”

capa site sic palestraInstigante e estimulante. Essas palavras definem bem a palestra de abertura do evento, que foi ministrada pelo pelo especialista em inovação, dr. Fábio Veras. A partir de exemplos de histórias de pessoas e empresas que criaram startups e projetos de empreendedorismo de alto impacto, Fábio Veras demonstrou que qualquer um de nós pode fazer coisas incríveis e ajudar a mudar a própria vida e a vida das pessoas. Apesar de já ter conhecido e trabalhado em várias universidades do Brasil e do mundo e ter sido secretário de estado, Fábio ressaltou que nunca havia visto a energia que sentiu na abertura do SIC. “Esse espírito de comunidade que vocês possuem é meio caminho andado para construir um ecossistema de empreendedorismo de inovação em Almenara e região”, concluiu.

Cantador do Vale

Natural de Rubim, cidade que fica a 36 km de Almenara, o cantor e compositor Rubinho do Vale fechou em grande estilo o primeiro dia de SIC cantando músicas folclóricas e regionais que falam das riquezas, histórias e caminhos do Vale do Jequitinhonha e do povo brasileiro.

capa site sic rubinho3 

SIC continua

O evento vai até sexta-feira, com apresentações de trabalhos, palestras, minicursos, mesas redondas temáticas, exposições artísticas, apresentações culturais, feira de agricultura familiar e feira de artesanatos. Todas as áreas do conhecimento serão contempladas pelo Seminário.

Confira mais fotos da abertura clicando aqui.

Confira abaixo o boletim do primeiro dia de evento, produzido pelos estudantes do IFNMG – Campus Almenara da Assessoria Colaborativa de Comunicação do VI SIC:

dia 26 frente web dia 26 verso web

 

Fim do conteúdo da página