Portal IFNMG - Abertas as inscrições para o VI Seminário de Iniciação Científica (SIC) e IV Prospectar; as inscrições são gratuitas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2017, 16h49 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2017, 17h41
imagem sem descrição.

Alunos e servidores do IFNMG, bem como de outras instituições podem se inscrever para participar do VI Seminário de Iniciação Científica (SIC), o maior evento de mostra de produção científica do IFNMG. O SIC também está entre os maiores eventos do Norte de Minas, reunindo alunos e professores de todos os campi do Instituto e participante de diversas instituições do Norte de Minas desde 2009. Neste ano, o SIC será realizado no Campus Almenara entre os dias 25 e 28 de abril. Dentro da programação do Seminário, também será realizado o IV Prospectar, que consiste em um evento direcionado a servidores e profissionais de outras instituições

As inscrições também estão abertas, até o dia 27 de março, para que os interessados submetam resumos expandidos. Na categoria ouvinte, as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de abril. As modalidades para apresentação de trabalhos são oral e por meio de pôsteres. Todas as áreas do conhecimento são contempladas pelo Seminário. “Esse leque de possibilidade se deve às particularidades das áreas de atuação dos diversos campi do IFNMG”, justifica o coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Almenara, professor Fábio Carvalho.

Para se inscrever basta acessar o site do evento, onde todas as informações sobre o evento estão publicadas, inclusive a programação completa e as normas para a submissão do resumo. Os resumos expandidos, aprovados pela Comissão Científica, integrarão os Anais do VI SIC.

Todos os servidoraes do IFNMG estão convidados a contribuir na avaliação de resumos submetidos no evento.Para habilitação, o interessado deverá se cadastrar por meio do endereço https://goo.gl/forms/aUQ3lqkW1fNnQXQz2 e, em seguida, realizar a inscrição no site do evento.

Conhecimento para todos os lados

Entre as temáticas que serão debatidas durante o evento, estão a importância da pesquisa no desenvolvimento profissional, a pesquisa em saúde para a formação profissional, desenvolvimento regional e a pesquisa agrícola, formação docente, pesquisa aplicada em educação, política social e sustentabilidade. Abordar esses assuntos é, para coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, uma ferramenta que incentiva as ações de pesquisa e inovação nas instituições.

Além da programação do SIC, o Prospectar tem como objetivo debater assuntos de interesse para o desenvolvimento da pesquisa, inovação e empreendedorismo nas áreas de abrangência do IFNMG. “Este ano irá focar as Parcerias Público Privadas e o Marco Legal da Inovação. Trata-se de um evento direcionado a servidores e profissionais de outras instituições, embora não impeça a participação de discentes”, explica o professor Fábio.

Confira aqui programação completa do VI Seminário de Iniciação Científica.

Trajetória

O Seminário de Iniciação Científica teve início em 2009 no IFNMG-Campus Januária, com o nome de “I Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFNMG”, em que resultados de pesquisa obtidos por bolsistas e voluntários de iniciação científica foram apresentados. Desde então, o SIC é realizado anualmente pelo IFNMG. A edição anterior aconteceu em maio de 2016, no Campus Montes Claros. Cerca de 1.200 pessoas se inscreveram para participar das atividades. Em relação aos trabalhos científicos, 190 foram apresentados no formato de pôster e 125, oralmente.