Portal IFNMG - Médica do Campus Almenara participa do 21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Médica do Campus Almenara participa do 21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família

Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2016, 18h58 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2016, 19h09

3

A médica do Campus Almenara,Rosângela Ferreira Ribeiro,participou da 21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família,no período de 02 a 06 de novembro, no Rio Centro, na cidade do Rio de Janeiro,com a participação de Médicos Especialistas de mais de 100 países.

2

O médico de família e comunidade é o especialista que atende os problemas relacionados com o processo saúde-doença, de forma integral, contínua e sobre um enfoque de risco, no âmbito individual e familiar. Com uma visão holística leva em consideração o contexto biológico, psicológico e social, reconhecendo que a doença está fortemente ligada à personalidade e à experiência de vida da pessoa. Entende a doença como parte do processo vital humano, incluindo as dimensões relacionais, ambientais e espirituais e reconhecendo a singularidade de cada pessoa em cada contexto na qual sua vida transcorra.

No marco da Atenção Primaria à Saúde, trabalham no primeiro nível de atenção de maneira interdisciplinar ao lado de enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, pediatras e outros profissionais, segundo as características e legislação de cada país, formando uma Equipe de Saúde.

O médico de família é responsável por um grupo de famílias geograficamente adscritas ou por conveniência do sistema de saúde. Esta regionalização permite definir áreas de responsabilidade para o médico e a própria equipe de saúde, de tal maneira que o campo de ação e as respectivas tarefas de educação, promoção, prevenção, atenção e reabilitação, possam ser realizadas e medidas de acordo com os indicadores estabelecidos pela própria instituição, permitindo identificar os avanços, recuos e áreas de maior risco na população.

Durante a conferência, fooram apresentados vários trabalhos sobre o papel dos MFC em desastres ambientais,destacando a premiação dos médicos de Minas Gerais,pelo trabalho  desenvolvido, após o rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Mariana/MG.

4

Segundo a médica: "O aprendizado vivenciado no congresso agregará conhecimentos que serão utilizados no trabalho desenvolvido no Campus Almenara com alunos e servidores, na prevenção e controle de doenças.

1

Fim do conteúdo da página