Portal IFNMG - ​Professor do IFNMG Campus Almenara apresenta trabalho científico no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2016, 15h49 | Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2016, 15h53

banner SBBD2016

Entre os dias 04 e 07 de Outubro de 2016 o professor Thiago Bicalho Ferreira apresentou um trabalho cientifico denominado “ Interoperability of Conceptual Geographical Data Schemas using UML Infrastructure “  (Interoperabilidade de esquemas conceituais de dados geográficos usando a infraestrutura da UML ) no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD). O trabalho foi apresentado em duas modalidades, pôster e apresentação.

“Promovido anualmente pela Comissão Especial de Banco de Dados da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) reúne pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, que apresentam e discutem temas relacionados aos últimos avanços da área.

Neste ano, em sua 31º edição, o SBBD foi realizado em Salvador. A organização é do Centro de Pesquisa Fraunhofer da Universidade Federal da Bahia. Assim como nas edições anteriores, a programação do SBBD contou com atividades diversas, como sessões técnicas, palestras, tutoriais e minicursos. Destacam-se também o Workshop de Teses e Dissertações em Banco de Dados (WTDBD), a Sessão de Demos e a Sessão de Pôsteres”. (http://sbbd2016.fpc.ufba.br/)

Segundo o Professor Thiago Ferreira, a realização e apresentação do trabalho só foi possível graças ao apoio das instituições de ensino  IFNMG- Almenara, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Faculdade Governador Ozanan Coelho (FAGOC) e pelas Agências de fomento FAPEMIG E CAPES.

thiago bicalho

O Professor ainda destaca a importância de participação em eventos como esses: "Ao participar deste evento percebi a importância destes encontros com pesquisadores da mesma área de conhecimento (Banco de Dados). Cheguei no Campus Almenara empolgado com as oportunidades e responsabilidades de um professor, com uma série de novidades para os alunos. Novidades que podem ser utilizadas como ponto referência para descoberta do conhecimento. Novidades que podem influenciar positivamente no planejamento e na prática na sala de aula."