Portal IFNMG - I Mostra de Dança do IFNMG- Campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

I Mostra de Dança do IFNMG- Campus Almenara

Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2016, 16h16 | Última atualização em Segunda, 24 de Julho de 2017, 11h46

Final

A I MOSTRA DE DANÇA com o tema: DANÇAS BRASILEIRAS, foi uma apresentação inédita e maravilhosa que pais, professores, alunos e toda a comunidade que esteve presente no ginásio poliesportivo do Campus Almenara na última sexta (23) pôde experimentar. Vivenciamos através da expressão corporal dos estudantes, a riqueza cultural do nosso país.

Os professores de Educação Física, Pedro Henrique Prado da Silva e Sueli Fernandes Guimarães, compromissados  com uma educação física crítica e contextualizada, acreditam e defendem a importância da  dança e elementos da arte como conteúdos da educação física escolar fundamentais para a formação dos alunos. Especialmente agora, que disciplinas como educação física, artes, sociologia e filosofia foram dadas como disciplinas menos importantes na escola, trabalhos como esse demonstram que a educação ultrapassa a formação conteudística apenas, mas tão importante quanto, é uma educação sensível, artística, que desenvolva os sentidos, os corpos, a criticidade e reflexão dos nossos estudantes. "Esperamos que esse evento seja uma referência no município como memória e incentivador da cultura popular local, é que procuramos concretizar na I MOSTRA DE DANÇA no IFNMG – Campus Almenara", enfatizou o Professor Pedro.

IMG 3150
Professores Pedro e Sueli convidando os presentes para participarem da dança de encerramento

Ainda segundo o Professor Pedro, "a temática foi pensada com o intuito de proporcionar uma vivência em outros campos da Cultura do Movimento, que não só os esportes. O desenvolvimento com a dança supera a elaboração de movimentos coordenados e ritmados dos estudantes, vai além, promove o resgate da memória da cultura popular, o planejamento e organização das coreografias em grupo, a experiência com movimentos e ritmos de culturas diferentes das suas e etc. Hoje, nós superamos as expectativas. Os estudantes conseguiram realizar apresentações magníficas e passar para o público o quanto a dança é cativante e uma ferramenta importante na formação humana."

As turmas trabalharam em grupo, criaram, foram além dos limites, romperam barreiras e preconceitos e se dedicaram nos ensaios para mostrarem o melhor. Os olhos dos presentes brilharam com os resultados destes esforços. "Foi simplesmente espetacular! Uma experiência maravilhosa que meus colegas e eu vamos gravar na mente e no coração por toda a vida; que venham as próximas Mostras de Dança, para os alunos que ingressaram aqui no ensino médio possam vivenciar o que vivi e senti aqui hoje." Esse foi o depoimento da aluna Jéssica Medina, aluna do 3º ano do curso técnico em Agropecuária.

IMG 3059

Os preconceitos associados ao corpo e às práticas expressivas como dança, o expressar-se no individual e no coletivo, o sexismo, as diversas manifestações culturais e a questão de gênero são temas importantes e necessitam serem trabalhados no âmbito escolar. Durante o 2º trimestre, os estudantes dos cursos técnico de Nível Médio em Zootecnia, Agropecuária e Informática dos 1º, 2º e 3º anos  vivenciaram nas aulas teórico/práticas de educação física o conteúdo dança, desde a sua historicidade, as teorias, os tipos de dança, pesquisas sobre a cultura brasileira, principalmente as danças folclóricas das 5 regiões do país, exploraram também a cultura local e do Vale do Jequitinhonha. A intenção não foi formar bailarinos, mas mostrar como o universo da expressão corporal é rico e pode ser explorado nas aulas, para além dos conteúdos esportivos.

IMG 20160923 113707097 IMG 20160923 113651861 IMG 20160923 113641561

IMG 20160923 113632789 IMG 20160923 113658729

A professora Sueli Guimarães, era só orgulho, incontáveis vezes a emoção transbordou nos seus olhos ao se expressar: "Foi muito gratificante o evento, momentos de muita emoção ao ver a cultura do Vale do Jequitinhonha ser representada por nossos estudantes. As danças folclóricas das regiões brasileiras foram vivenciadas de forma criativa e bela por eles. As turmas se empenharam e o sucesso da Mostra de Dança é fruto de um trabalho desenvolvido de corpo e alma na rotina escolar. Práticas pedagógicas que permitem a expressão corporal e a vivência cultural dos estudantes refletem na educação de indivíduos mais criativos e críticos sobre seu próprio povo e cultura.  Estas intervenções culturais na escola servem como exemplo de como a atual reforma do ensino médio é equivocada (ou proposital) pois essas áreas do conhecimento proporcionam criticidade e transformação no modo de agir e pensar das pessoas. Parabéns a todos e todas estudantes do Campus Almenara. Estou profundamente orgulhosa e honrada por fazer parte desta equipe tão empenhada numa educação pública de qualidade."

Portanto, é relevante acreditar na discussão e na vivência da expressão corporal como conteúdo integrante da Educação Física e na importância desta para a formação de seres críticos e conscientes de si mesmo e, consequentemente, dos que estão ao seu redor.

Parabéns ao alunos e professores empenhados na I Mostra de Dança.

O Campus Almenara vibrou com todas as apresentações!

Que venha a II Mostra de Dança!

IMG 2334 IMG 2388

IMG 2416 IMG 2503

IMG 2538 IMG 2557

IMG 2614 IMG 2648

IMG 2691 IMG 2800

IMG 2999 IMG 3064

IMG 3085 IMG 3136

IMG 3156 IMG 3160

Confira todas as fotos e vídeos na página do facebook do Campus.

Filhos do Vale -Cordel de autoria do Aluno Caique Cardoso 2º ano Info

Cordel UM GIRO PELO NORDESTE