Portal IFNMG - I Mostra de Dança: Danças Brasileiras Ir direto para menu de acessibilidade.

I Mostra de Dança: Danças Brasileiras

Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2016, 16h04 | Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2016, 20h12

No dia 23 de setembro, às 14 horas, acontecerá no ginásio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara a I MOSTRA DE DANÇA, com a temática DANÇAS BRASILEIRAS. O evento é a culminância do trabalho desenvolvido na disciplina de educação física durante o 2º trimestre.

Na Educação Física é relevante uma prática pedagógica que valorize a expressão corporal, possibilitando o resgate da cultura popular, aspectos sociais e afetivos dos/das estudantes, além de desenvolver a criatividade e a criticidade. Os preconceitos associados ao corpo e às práticas expressivas, o expressar-se no individual e no coletivo, o sexismo, as diversas manifestações culturais e a questão de gênero são temas importantes e necessitam serem trabalhados no âmbito escolar. Durante o 2º trimestre, os/as estudantes dos 1º, 2º e 3º anos dos cursos Técnicos de Nível Médio: Zootecnia, Agropecuária e Informática vivenciaram em aulas teórico/práticas de educação física o conteúdo dança, desde a sua historicidade, teoria de Laban, os tipos de dança, pesquisas sobre a cultura brasileira, principalmente as danças folclóricas das 5 regiões do país, além de explorarem a cultura local e do Vale do Jequitinhonha. Não é a intenção a formação de bailarinos/as, mas mostrar como o universo da expressão corporal é rico e pode ser explorado nas aulas, para além dos conteúdos esportivos e competitivos.

As turmas trabalharam em grupo, criaram, foram além dos limites, romperam barreiras e preconceitos e se dedicaram nos ensaios para mostrarem o melhor.

Venham experimentar um pouquinho da riquíssima cultura de nosso país! O evento é aberto ao público.