Portal IFNMG - Campus Almenara oferta curso de formação continuada para professores da rede de ensino público estadual Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2016, 17h59 | Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2016, 11h28

IMG 1919

No dia 12 de agosto de 2016 foi realizado o curso de Formação Continuada destinada a professores da rede de ensino público estadual. O curso, intitulado “Introdução à Metodologia Científica e Formação de Orientadores de Projetos de Pesquisas na Educação Básica”, teve duração de oito horas aula e foi ministrado pelo professor Leonardo Machado Palhares.

Esse curso faz parte das ações conjuntas da Superintendência de Educação do Estado de Minas Gerais em Almenara (SRE Almenara MG/DIRE) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais campus Almenara (IFNMG-Almenara).

O curso teve, como principal objetivo, capacitar os docentre do ensino médio da Área de Ciências Naturais e da Matemática o interesse em estimular a pesquisa entre os estudantes do Ensino Médio. Participaram do curso professores de Biologia, Física, Química e Matemática de escolas estaduais de dezesseis municípios do Baixo Jequitinhonha.

IMG 1913

Como foi destacado no curso, acreditamos que o investimento na pesquisa para a formação de cidadãos na Educação Básica é eficaz em facilitar seu futuro enquadramento quer seja nos cursos universitários, técnicos ou para o mundo do trabalho.

Durante o curso foi salientada a importância da estruturação da Educação Básica, em especial em suas séries finais do Ensino Médio, em que a pesquisa seja integrada à ação cotidiana dos estudantes e que estes entendam que todo o conhecimento produzido serve como instrumento para a produção dos saberes pelos próprios estudantes.