Portal IFNMG - Após visita à associação de assistência a pacientes com câncer, Colégio de Dirigentes aprova ação de apoio Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Após visita à associação de assistência a pacientes com câncer, Colégio de Dirigentes aprova ação de apoio

Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2016, 15h21 | Última atualização em Sexta, 15 de Julho de 2016, 13h55

Associao Presente 3

"Começamos o dia com um ânimo diferente ao ver que ainda exite gente que se dedica a trabalhos daquela natureza. Há muita beleza naquilo que presenciamos lá.” O depoimento do diretor-geral do IFNMG-Campus Januária, Cláudio Roberto Ferreira Mont'Alvão, diz respeito ao trabalho desenvolvido pela Associação Presente, de assistência a pacientes com câncer, em Montes Claros, instituição que ele visitou na manhã de ontem, dia 7, juntamente com os colegas que integram o Colégio de Dirigentes.

A visita dos dirigentes do Instituto à Associação aconteceu com o propósito de estreitar os laços entre as duas instituições. O primeiro contato foi feito em abril deste ano, quando a médica oncologista Príscila Bernardina Miranda Soares, fundadora da Associação Presente, reuniu-se com o reitor, José Ricardo Martins da Silva, e o diretor de Extensão, Kleber Carvalho dos Santos.

Naquele momento, o professor Kleber já vislumbrava que uma visita dos dirigentes à entidade seria importante para sensibilizá-los para o envolvimento em ações concretas de apoio à entidade assistencial. E funcionou. Após a visita desta quinta-feira, o Colégio de Dirigentes aprovou a ideia de uma ação concreta de apoio à Associação Presente, a ser enquadrada na categoria voluntariado institucional - uma das metas da Extensão do IFNMG previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em vigor,

Kleber Carvalho explicou que o objetivo é ajudar a entidade com o pagamento do 13º salário de seus empregados, uma das grandes dificuldades, entre tantas, apontadas pela médica Príscila Soares.  A ideia é que o calendário do IFNMG para o ano 2017, aquele de papel, tradicionalmente distribuído entre os servidores, seja temático em referência ao trabalho da Associação Presente. Durante a distribuição aos servidores, estes serão convidados a contribuir com uma quantia em dinheiro a ser revertida para a entidade. Aprovada a ideia, a Pró-reitoria de Extensão vai iniciar os trâmites para colocá-la em prática.

A visita

 

Durante a visita, que durou cerca de uma hora e meia, os gestores do IFNMG conheceram o trabalho que é desenvolvido diariamente junto aos assistidos pela Associação Presente. O professor Cláudio Mont'Alvão se diz muito bem impressionado com o que viu na visita à sede da Associação, em relação à estrutura disponível e à seriedade do trabalho desenvolvido. Mas acredita que o trabalho ainda não é muito conhecido e precisa ser mais valorizado.

O pró-reitor de Extensão, Paulo César Pinheiro de Azevedo, reforçou os elogios ao trabalho da instituição e a importância de se conhecer de perto para valorizar: "É conhecendo o trabalho que a sensibilização por ele acontece. Esse aqui é um trabalho muito bonito".

A Associação

A Associação Presente tem dois focos principais: salvar vidas pelo diagnóstico precoce do câncer e acolher pessoas carentes que precisam de ajuda por causa da doença. Na sede da Associação, pacientes e seus acompanhantes que chegam a Montes Claros para tratamento encontram acolhimento, hospedagem – são 32 leitos –, acompanhamento de equipe médica e de enfermagem, refeitório e transporte. Pacientes de Montes Claros também recebem assistência, como doação de refeições e cestas básicas ou empréstimo de cadeiras de rodas e perucas. Saiba mais sobre a Associação:associacaopresente.org.br

Fim do conteúdo da página