Portal IFNMG - Professores têm até 30 de março para apresentarem propostas ao Proext 2013 Ir direto para menu de acessibilidade.

Professores têm até 30 de março para apresentarem propostas ao Proext 2013

Publicado: Segunda, 19 de Março de 2012, 18h58 | Última atualização em Segunda, 19 de Março de 2012, 18h58

O IFNMG, por meio de  Pró-Reitoria de Extensão, publicou chamada para os professores da Instituição  apresentarem propostas de programas e projetos no âmbito da extensão universitária, com vistas à obtenção de recursos do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext) 2013, lançado pelo  Ministério da Educação (MEC)/Secretaria de Educação Superior (SESu).

Para receberem recursos, as propostas devem ter foco na inclusão social, nas suas várias dimensões. A verba para cada programa é de R$ 150 mil e para projeto, R$ 50 mil. A execução deve acontecer num prazo de até 12 meses, tendo como limite 31 de dezembro de 2013. As propostas devem, ainda, atender aos demais requisitos exigidos no edital.

Os interessados deverão submeter suas propostas à Diretoria de Extensão do campus (ou órgão equivalente) até 30 de março. Todas as propostas deverão ser analisadas e aprovadas, nas instâncias previstas pela Instituição, antes do seu envio à Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG, respeitando o limite máximo de dois programas e/ou dois projetos por linha temática.

São 16 linhas definidas no edital: educação; cultura e arte; pesca e aquicultura; promoção da saúde; desenvolvimento urbano; desenvolvimento rural; redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza; geração de trabalho e renda por meio do apoio e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários; preservação do patrimônio cultural; direitos humanos; promoção da igualdade racial; mulheres e relações de gênero; esporte e lazer; integração nacional; comunicação; justiça e direitos dos indivíduos privados de liberdade.

O prazo máximo para o IFNMG apresentar suas propostas ao MEC é 14 de abril. A divulgação dos resultados será em 12 de junho e a liberação do dinheiro para execução de programas e projetos acontece no início de 2013.

O edital do Proext 2013 abrange 12 ministérios: da Educação, da Cultura, da Integração Nacional, da Justiça, da Pesca e Aquicultura, da Saúde, das Cidades, das Comunicações, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Trabalho e Emprego, dos Esportes; três secretarias: de Direitos Humanos, de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e de Políticas para as Mulheres, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

(Com informações do Portal do MEC)