Portal IFNMG - Contexto Regional Ir direto para menu de acessibilidade.

Contexto Regional

Publicado: Quarta, 17 de Novembro de 2010, 16h21 | Última atualização em Sexta, 14 de Janeiro de 2011, 10h07

A navegação, a ferrovia, a malha rodoviária, a implantação do Distrito Industrial e do Projeto Piloto de Irrigação da Codevasf, o desenvolvimento do setor de prestação de serviços e os incentivos da ADENE, antiga SUDENE, entre outros fatores, fizeram de Pirapora uma cidade propícia ao investimento industrial.

Em seu Distrito Industrial, instalado numa área de 5.530.000 m², há indústrias produtoras de ferro silício, silício metálico e indústrias têxteis. Com o crescimento da Indústria, o comércio igualmente experimenta um elevado surto desenvolvimentista em seus diversos setores. Atualmente, o olhar sobre o município é bem positivo.

A implantação do Porto Seco, as pesquisas sobre o gás natural, o potencial de irrigação, a potencialidade hídrica, a tendência do agronegócio microrregional, os investimentos públicos na área da saúde e na educação trazem novas perspectivas nos diversos setores econômicos. Todos esses aspectos que geram emprego e renda coadunam, consequentemente, no aquecimento do mercado, tornando relevante a oferta do curso técnico, tecnológicos e superiores.

O exposto até aqui justifica a presença do Instituto Federal para promover educação de qualidade, ciência e inovação tecnológica e assim sedimentar o crescimento como proposta viável na região.