Portal IFNMG - IF participa da Exposição Teó na Saúde Mental Ir direto para menu de acessibilidade.

IF participa da Exposição Teó na Saúde Mental

Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2019, 14h15 | Última atualização em Quinta, 23 de Maio de 2019, 14h16

No dia 17 de maio, em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, os alunos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, campus Teófilo Otoni, participaram da exposição “Teó na Saúde Mental”, na praça Tiradentes, promovida pela Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

A Luta Antimanicomial relaciona-se aos direitos das pessoas com algum tipo de sofrimento mental. O movimento combate o pensamento de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de supostos tratamentos, pois este conceito é baseado apenas nos prejulgamentos acerca da doença mental. Essa luta preconiza que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito à liberdade, a viver em sociedade e a receber o devido tratamento.

Na exposição, os alunos caminharam por uma estrutura montada por tendas que contavam a história da saúde mental através de orientações, apresentações teatrais, vídeos, panfletos, atividades interativas e exposição de artesanato produzido por usuários dos CAPS’s - Centros de Atenção Psicossociais do município.

Outros assuntos também foram tratados na ocasião, com o objetivo de mobilizar a comunidade sobre temas importantes, como: Setembro Amarelo, Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Drogas, Bullying e Depressão.

A psicóloga Paula Pontes do Espírito Santo ressalta que “é importante que os alunos compreendam os caminhos de luta trilhados para chegarmos ao tratamento que hoje é dispensado às pessoas em sofrimento mental: um tratamento longe da exclusão e opressão, primando pelo respeito às diferenças e dignidade humana.”

Representando o IF, também estiveram presentes o professor de língua portuguesa, Leandro de Paula Liberato, e a assistente social Larisse de Oliveira Colen.