Portal IFNMG - I Encontro de Estudantes Indígenas e Quilombolas Ir direto para menu de acessibilidade.

I Encontro de Estudantes Indígenas e Quilombolas

Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 21h12 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 13h43

Folder Evento

Quem somos nós? Entramos na vida acadêmica, muitas vezes, por meio de cotas, mas porque nos silenciamos e somos silenciados? E foi com estas provocações vindas de todas as lives que têm nos unido neste novo normal, que um grupo de estudantes quilombolas do Campus Salinas propuseram a realização do I Encontro de Estudantes Indígenas e Quilombolas do NEABI.

O Brasil é um país cheio de diversidade, mas ainda existe muita discriminação e precisamos nos fortalecer, precisamos ter orgulho de sermos pretos, quilombolas, indígenas, cotistas, periféricos, entre tantas outras identidades.

Este evento é para nos inspirarmos nas experiências pessoais de pessoas guerreiras. Seis mulheres entre elas pretas, indígenas, periféricas, cotistas, que usaram a adversidade para conquistarem seus espaços irão compartilhar suas trajetórias conosco.

Apesar do gargalo social que existe no Brasil para nos unirmos virtualmente, vamos começar nossos passos, estendermos nossas mãos e começarmos a construção do reconhecimento de nossa identidade e aguardaremos para quando pudermos nos unir, todos nós, em batuques, oralidade, cores e diversidade.

Se você puder, venha construir essa identidade conosco!

Esperamos você no dia 18 de julho de 2020 das 14:00 às 18:30 horas

Cronograma

O evento será online, gratuito e com certificado. Transmissão será via Google Meet. Vagas Limitadas.

Público alvo:  são estudantes, profissionais na área da educação, quilombolas e indígenas.

Informar: Nome Completo, Instituição (alunos e profissionais da área da educação), comunidade quilombola/ povo indígena (quando for o caso).

Temas e palestrantes:

Orgulho de ser cotista. Reflexões e trajetória - Lucilene Machado dos Santos

Precisamos falar sobre Racismo e de outras coisas - Jaciely Soares da Silva

Desafios dos estudantes indigenas em contexto urbano - Uakyrê Pankararu

Reflexões sobre minha trajetória - Rosana de Jesus dos Santos

Um pé na aldeia e um pé no mundo. Artemísia E. Barbosa Ribeiro - Xakriabá

Relatos de uma periférica que só percebeu ser periférica quando saiu de lá - Sabrina da Silva Oliveira

Assistir vídeo de apresentação do evento [CLIQUE AQUI]

Realização:

NEABI – IFNMG - Campus Salinas

Organização:

Lorena Mendes Barbosa - Comunidade Quilombola de Nova Matrona. Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

Lucas Mendes Afonso Sarmento - Comunidade Quilombola de Nova Matrona. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Lucas Pereira David - Comunidade Quilombola de Nova Matrona. Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

Patrícia de Souza Pereira - Comunidade Quilombola de Morrinhos. Curso de Bacharelado Engenharia de Alimentos.

Paula Caroline Batista Xavier - Comunidade Quilombola de Barreiro. Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária.

Coordenação:

Profa. MSc. Thaís Larissa Loureço Castanheira

Acompanhe nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/NEABI-IFNMG-Salinas-2096055813762877/

Instagram:neabi_ifnmgsalinas