Portal IFNMG - Grupo de teatro do campus grava DVD da sua peça e participa das comemorações de 40 anos do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2011, 14h58 | Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2011, 15h06

O grupo de teatro “Cores da Vida” participou das comemorações alusivas aos 40 anos do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia ocorrido nos dias 23 a 25 de maio, sob a supervisão das servidoras Santina Aparecida Mendes e Noelba de Oliveira. Na ocasião, o grupo também gravou o DVD da peça NOSSO RIO, NOSSA TERRA, NOSSA GENTE, que será lançado no segundo semestre.

Atuais integrantes do grupo de teatro “Cores da Vida” do IFNMG – Campus Salinas Atuais integrantes do grupo de teatro “Cores da Vida” do IFNMG – Campus Salinas

Confira abaixo o relato dessa grande experiência pelas palavras da professora Santina Aparecida Mendes, coordenadora do grupo.

A temporada dos integrantes do grupo de Teatro “Cores da Vida”, do IFNMG-Campus Salinas, nas cidades mineiras de Uberlândia e Araguari, com a apresentação da peça “Nosso Rio, Nossa Terra, Nossa Gente”, além de exitosa, proporcionou aos estudantes experiências plenas de aprendizagem e intercâmbio.

No início da viagem, na cidade mineira de Pirapora, o grupo ficou extasiado com o encontro histórico com o “Velho Chico” – conhecido como o rio da Integração Nacional. Destaca-se, neste cenário, a importância deste rio e dos currais de gado que foram se instalando ao longo das suas margens na ocupação do Norte de Minas Gerais, sendo essa considerada a primeira região mineira a ser povoada.

O grupo hospedou-se no IFTM - Campus Uberlândia, onde foi recebido pelo Diretor Geral, o professor Rubens, em nome de quem, o grupo agradece a todos os servidores pela hospitalidade, em especial, ao professor Vanderlei e ao CGAE – Coordenador Geral de Assistência ao Educando - José Antonio, pela atenção, carinho e assistência.

Passeio pelo IFTM - Campus Uberlândia orientado pelo professor Dr. Washinton,  da UFU

Conforme programado previamente pelo professor Dr. Washington, no dia 23, o grupo apresentou-se no anfiteatro do IFTM – Campus Uberlândia e nas escolas estaduais “Messias Pedreiro” e “José Ignácio de Souza” na cidade de Uberlândia.

Apresentação no anfiteatro do IFTM - Campus Uberlândia

No dia 24, o grupo seguiu para a cidade de Araguari-MG, onde se apresentou na E.E. “Professor Antonio Marques” e no Colégio Nacional (pré-vestibular) da rede particular. Nesta cidade, após o almoço, os estudantes visitaram o Museu Ferroviário local e o Bosque John Kennedy onde tiveram aulas de ecologia e meio ambiente com a bióloga, professora responsável pelo horto florestal.

Bosque John Kennedy, onde os alunos tiveram aulas de ecologia e meio ambiente – Araguari (MG)

No dia 25/05, o grupo ficou por conta do reconhecimento de espaço, marcações de cenas e ensaios para as filmagens da peça no auditório da TV Universitária do Campus Santa Mônica da UFU. A proposta do professor Dr. Washington é que o filme em DVD, com um encarte especial, seja lançado em Salinas, em data a ser posteriormente confirmada, e na cidade de Almenara-MG, no dia 25 de setembro deste ano, ocasião em que será realizado o Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais, uma vez que a peça apresenta uma temática voltada para a importância da conservação dos recursos hídricos da região. Neste mesmo dia, o grupo visitou o Parque do Sabiá, oportunidade em que conheceu o zoológico e o Estádio Municipal “João Havelange”.

Os alunos, James, Alex José, Higor e Paulo Henrique momentos antes da filmagem da peça – TV Universitária - UFU

As alunas, da esquerda para a direita, de frente, Nilcinádia, Karine Barbosa e Victória. Da esquerda para a direita,  atrás,  Karine Amaral, Leila Paula, Hiane e Leonarda, momentos antes das filmagens da peça, TV Universitária - UFU

No dia 26/05, para encerrar a temporada, o grupo inseriu-se na programação alusiva ao Dia do Geógrafo, nos 40 anos do Curso de Geografia da UFU, no Anfiteatro Bloco 3Q. Após a apresentação o grupo retornou a Salinas com a certeza de ter cumprido o seu dever de levar àquelas cidades um pouco da história dos rios e do povo do Vale do Jequitinhonha, como forma também, de resgate de nossa memória e valorização de nossa identidade.

Agradecimentos especiais ao professor Dr. Washington, professor de climatologia e recursos hídricos da UFU, que além de possibilitar ao grupo esta rica experiência, o acompanhou em toda a sua temporada em Uberlândia e Araguari. Nosso reconhecimento e gratidão ao Diretor Geral do IFNMG – Campus Salinas, professor Adalcino França Júnior, que sempre acreditou nas potencialidades artísticas do grupo de teatro “Cores da Vida” e na arte como instrumento de transformação e construção de um mundo mais humano. Mais uma vez, o grupo agradece pelo apoio e sensibilidade.

Professora Santina Mendes – Coordenadora do grupo”