Portal IFNMG - Alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFNMG - Campus Salinas participaram do 8º Fórum Biotemas da Educação Básica Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2011, 07h53 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2011, 13h56

 

Os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matematica do Campus Salinas apresentaram dois trabalhos voltados para o ensino de Geometria no 8º Fórum Biotemas da Educação Básica, que ocorreu entre os dias 12 e 19 de novembro. O evento é promovido anualmente pela UNIMONTES e realizado em parceria com as escolas públicas estaduais da cidade de Montes Claros. 


 Acadêmicos do curso de Matemática com alunos do 8º e 9º  ano da E.E. Dulce  Sarmento em Montes Claros 


Acadêmicos do curso de Matemática com alunos do 8º e 9º ano da E.E.  Professor Plínio Ribeiro em Montes Claros


Segundo o professor Fredy Coelho, orientador dos dois trabalhos apresentados, a utilização de metodologias de ensino alternativas aliado ao caráter lúdico das atividades propostas, tem por objetivo potencializar o ensino de geometria na medida em que os alunos são levados a construir o seu próprio conhecimento por meio de uma ação experimental/reflexiva mediada pelo professor. 


Alunos envolvidos numa atividade de investigação com o auxilio de material didático confeccionado pelo


A primeira oficina “Explorando conceitos de Geometria através de dobraduras“ os acadêmicos Kelly Andreia, Marcelia Cruz, Thainan Miranda, Marcos Ribeiro confeccionaram um álbum de conceitos geométricos e passaram a explorar conceitos de geometria em cada figurinha do álbum por meio do recurso da dobradura. Estas figurinhas traziam a ilustração de algum conceito ou teorema importante. 


Fase de registro dos conceitos explorados durante a oficina 


A segunda oficina “Explorando conceitos de Geometria através de artefatos manipuláveis os acadêmicos Irisnéia Pereira, Paula Adriana Matos, Lizandra Almeida, Cleidimara Moreira utilizaram folhas em EVA para construir figuras planas em formato de retângulo, triângulo, paralelogramo, trapézio e losângo e a partir destas construções passaram a desenvolver atividades didáticas com o objetivo de explorar o conceito de área e deduzir fórmulas para o cálculo dessa área. 


                      Os alunos durante a realização da oficina


As atividades desenvolvidas durante as duas oficinas possibilitaram também aos alunos vivenciar algumas estapas do processo investigativo como analisar um problema, buscar padrões, elaborar conjecturas, experimentar, testar, avaliar e analisar os resultados e extrair deles a sua própria conclusão“, completou o professor Fredy. 


 Da ação experimental à reflexão - Dedução da área do losângo a partir da área do retângulo e de  tri

 

O desenvolvimento destes trabalhos bem como a elaboração dos relatos de experiência recebeu apoio financeiro da CAPES e do Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Salinas.


Com colaboracao do professor Fredy Coelho.

Fim do conteúdo da página