Portal IFNMG - Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG Campus Salinas desenvolve o projeto análise dos caramujos encontrados no Rio Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 16h24 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 16h27

Foto 01 Aluna do Curso de Ciências Bilogicas Análise dos caramujos rio Salinas

Professores e alunos da pós-graduação que atuam no Lab. de  Biologia de Trematoda do ICB - UFMG

A aluna Thalia Batista da Silva, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG campus Salinas, desenvolve o projeto de conclusão de curso intitulado “Análise dos caramujos encontrados no Rio Salinas para possível identificação do parasita Schistosoma mansoni”. Ela realizou estágio de treinamento de uma semana no departamento de Parasitologia da Universidade Federal de Minas Gerais, uma das referências nacionais e mundiais no estudo de caramujos e dos vermes que eles podem albergar. A aluna custeou a viagem com recursos próprios e uma ajuda de custo fornecida por seus orientadores.  Segue o relato da aluna:

“O meu projeto de trabalho de conclusão de curso, tem como objetivo a análise de caramujos do gênero Biomphalaria encontrados no Rio Salinas, e a possível identificação da presença do parasita causador da Esquistossomose, o Schistosoma mansoni. O trabalho se justifica devido à necessidade de se encontrar ferramentas para estimar o risco da prevalência da Esquistossomose na cidade de Salinas e região, através de modelos que expliquem a relação das variáveis socioambientais com o prevalecimento da doença, o que permite identificar regiões mais suscetíveis a sua ocorrência, e, esse assunto é de suma importância para o controle da Esquistossomose em território brasileiro.

Durante o estágio, além de aprender e praticar as técnicas necessárias para a identificação de cercárias, incluindo a do Schistosoma, e de alguns moluscos gastrópodes, eu pude também desenvolver um trabalho em equipe com muito êxito, uma vez que havia no laboratório alunos da pós-graduação, que a todo o momento estavam abertos e disponíveis para sanar quaisquer dúvidas que eu tivesse além do professor Hudson Pinto, que foi um grande professor e mentor nesses dias de estágio/treinamento. Realizamos uma coleta na lagoa da Pampulha, separamos e identificamos os caramujos para posteriormente submetermos-vos à técnica de luz, para liberação das cercárias, essa foi umas das atividades que desenvolvemos durante a semana em que eu gostei muito, pois pude aprofundar ainda mais os meus conhecimentos acerca do assunto e também sanar as dúvidas que aparecerem durante a atividade. Esse foi um dos vários ensinamentos que obtive durante o estágio, afirmo que uma oportunidade como esta é de grande valia na vida e carreira acadêmica de todo e qualquer graduando  (principalmente licenciando, que muitas vezes fica preso apenas ao viés pedagógico do curso de Ciências Biológicas) em formação.”

Foto 04 Aluna do Curso de Ciências Bilogicas Análise dos caramujos rio Salinas

Caramujos separados por espécies e submetidos à luz para liberação de cercárias.

Foto 05 Aluna do Curso de Ciências Bilogicas Análise dos caramujos rio Salinas

Coleta feita no Rio Salinas, na altura da Ponte Principal.
 Fonte: Professor Filipe Vieira Santos de Abreu
Professora Tatianne Gizelle Marques Silva