Portal IFNMG - Aula inaugural no Campus Salinas marca o início do primeiro curso presencial do IFNMG na área de ciências humanas: pedagogia Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 10h00 | Última atualização em Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 11h27
imagem sem descrição.

A noite desta quinta-feira (14/02) foi histórica para o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. O Campus Salinas realizou a aula inaugural do curso de licenciatura em pedagogia, o primeiro de ciências humanas ofertado presencialmente pelo IFNMG. Além dos trinta e cinco futuros pedagogos, também participaram da solenidade estudantes de outros cursos do Campus, gestores do IFNMG e convidados externos.

O curso nasceu de uma demanda da região e da instituição pela formação destes profissionais responsáveis por várias etapas e vertentes da formação humana e do processo de ensino e aprendizagem. O Campus possui largo histórico de formação de licenciados, contando hoje com mais quatro licenciaturas além de pedagogia: ciências biológicas, física, matemática e química.

IMG 5342
A mesa de abertura da aula inaugural foi composta (da esquerda para a direita): pelo diretor de ensino do IFNMG – Campus Salinas, Guilherme Mendes Almeida Carvalho; a palestrante da aula inaugural, professora Mara Lola Dourado Viana, o diretor-geral do IFNMG – Campus Salinas, Wagner Patrício de Sousa Junior, o pró-reitor de Ensino do IFNMG, Ricardo Magalhães Dias Cardozo, a coordenadora do curso, Edna Guiomar Salgado Oliveira e Leonardo Mendes Barbosa Filho represeentando a prefeitura de Salinas.

A aula de abertura do curso contou com a participação de dois professores. Marta Loula Dourado Viana, professora da Universidade Estadual da Bahia (UESB), mestre e doutoranda em educação, falou sobre “A importância da Pedagogia Histórico Crítica como viés metodológico do curso e para formação de professores”. O pró-reitor do IFNMG, professor Ricardo Cardozo, tratou dos desafios docentes para o século XXI.

Contribuição para o IFNMG

O pró-reitor Ricardo destacou que este primeiro curso de graduação na área das Ciências Humanas preenche uma importante lacuna na instituição, trazendo diálogos que irão colaborar “para difundir uma multiplicidade de pensamentos e reflexões que, certamente, contribuirão de forma efetiva para o crescimento do Instituto”.

O diretor-geral do IFNMG – Campus Salinas, professor Wagner Patrício de Sousa, também ressaltou a importância do curso para a instituição. “Dentre várias outras contribuições, o curso irá colaborar ao estímulo e promoção de práticas inovadoras de ensino, nas ações de educação inclusiva, na proposta de novos espaços educativos e nos trabalhos que identifiquem as principais variáveis envolvidas no acesso, permanência e êxito dos discentes”, disse o diretor.

Alta demanda

Segundo a coordenadora do curso, Edna Guiomar Salgado Oliveira, que é professora de Didática e Fundamentos das licenciaturas do Campus Salinas, o curso surgiu após o IFNMG avaliar junto à Superintendência de Ensino e às secretarias municipais de educação das cidades da região a necessidade de formação gratuita e de qualidade de pedagogos na região, tendo em vista a distância de 220 quilômetros até Montes Claros, a cidade mais próxima que oferta o curso. “Há uma demanda desses profissionais na nossa região e a sua oferta é uma grande possibilidade de melhorar a qualidade do ensino, já que o curso forma professores para a educação infantil e para a Educação de Jovens e Adultos e profissionais preparados para área de gestão, supervisão e acompanhamento pedagógico em todas as modalidades de ensino, da educação infantil ao ensino superior”, destaca Edna, que é pedagoga com mestrado e doutorado em formação de professores.

Já nesta primeira vez em que foi disponibilizado, o curso de Licenciatura em Pedagogia foi o segundo mais concorrido de todo o IFNMG, com 304 inscritos no vestibular próprio da instituição, perdendo apenas para medicina veterinária.

Pedagogia no IFNMG

A disposição do IFNMG em dar início ao curso de pedagogia reflete também a importância dada pela instituição ao trabalho desenvolvido pelos núcleos pedagógicos dos campi, setores que são responsáveis pelo planejamento e execução de projetos educativos e de acompanhamento de discentes e pelo acompanhamento, orientação e assessoramento dos docentes no desenvolvimento das atividades didático-pegagógicas. Estes setores, existentes nos 11 campi do Instituto, contam hoje com 60 profissionais, entre pedagogos e outros profissionais.

“Onde há prática de ensino, ela vem acompanhada de uma ação pedagógica mediada por esse profissional. Por isso, é salutar o trabalho que os pedagogos do IFNMG vêm desenvolvendo em nossas unidades e, agora, o que os egressos do novo curso terão a oportunidade de futuramente exercer”, conclui o pró-reitor.

Confira algumas fotos da aula inaugural, realizada no ginásio do IFNMG - Campus Salinas:

IMG 5319

IMG 5356