Portal IFNMG - No mês do Meio Ambiente, o Campus Avançado Porteirinha se destaca ao apresentar projetos sobre sustentabilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 16h32 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 14h18

Assim como todas as festas e eventos importantes têm um dia no calendário para serem lembrados e celebrados, o meio ambiente também tem. Desde 1972, no dia 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Assim, durante todo o mês de junho, vários eventos são organizados com o intuito de informar as pessoas acerca dos problemas ambientais existentes no planeta e da importância da preservação do meio ambiente.

Nesse sentido, o IFNMG – Campus Avançado Porteirinha tem desenvolvido Projetos de Extensão de extrema importância, relacionados à sustentabilidade, como o projeto denominado Sustentabilidade AmbientalEixo Resíduos Sólidos, que conta com a participação de alunos bolsistas e é liderado pela Coordenadora de Extensão Graziela Ferreira da Silva, com a colaboração da servidora Enivan Keles Farias Santos. O projeto tem como objetivo criar canais auxiliares de assistência na construção dos conhecimentos relevantes sobre os impactos do homem no planeta, e de forma prática, sensibilizar as pessoas para que assumam uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais.

222222

Dessa forma, alunos e servidores do Campus Avançado Porteirinha, em especial os envolvidos no Projeto Sustentabilidade AmbientalEixo Resíduos Sólidos, participaram dos cursos de capacitaçãoSabão Ecológico, desinfetante e economia doméstica”,Plantas medicinais” e “Vassouras com garrafa pet e artesanato de recicláveis”, que foram ofertados durante a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Porteirinha, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo, em parceria com IFNMG – Campus Avançado Porteirinha.

WhatsApp Image 2019 06 07 at 15.01.27

Durante a culminância dos eventos comemorativos da Semana do Meio Ambiente, chamada de 1ª Virada Ambiental, alunos do IFNMG apresentaram os trabalhos realizados no Projeto de Extensão e Pesquisa Robótica Educacional, coordenado pelo professor Igor Sérgio de Oliveira Freitas e pela professora Lívia de Fátima Silva Mendes, com colaboração da professora Joyce Meire da Silva França. Além disso, também foi exposto o projeto Casa Inteligente, desenvolvido por Darlan Barbosa da Silva, aluno do curso Técnico em Eletroeletrônica, a partir de uma atividade proposta na disciplina de Microcontroladores, ministrada pelo professor Vinícius Veloso Eleutério Nogueira.

WhatsApp Image 2019 06 07 at 15.00.092

A 1ª Virada Ambiental ocorreu no dia 05 de junho, no dia Mundial do Meio Ambiente, e mobilizou a população porteirinhense ao apresentar stands ambientais, mostra de cinema, doação de mudas de plantas, aferição de pressão e oficina de recicláveis, além de contar com a apresentação da Banda Filarmônica e da Fan Lata da Escola Estadual Neco Lopes.