Portal IFNMG - Alunos do Campus Avançado Porteirinha participam do Campus Party Brasil Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 17h45 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2019, 17h34

O IFNMG Campus Avançado Porteirinha esteve presente na Campus Party Brasil, na sua 12ª edição, realizada pela primeira vez no Expo Center Norte na cidade de São Paulo-SP, entre os dias 12 a 17 de fevereiro. Um total de 25 alunos dos cursos Bacharelado em Sistemas de Informação, Técnico em Informática para Internet e Técnico em Eletroeletrônica tiveram a oportunidade de participar e promover a maior imersão tecnológica através de temáticas como Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo no mundo.

Os participantes da CPBR12 desfrutaram do evento em sua totalidade e puderam aproveitar, conforme sua área de interesse, de mais de 900 palestras, oficinas de produção, grupos de discussão, distribuídos em oito palcos: Feel The Future, Makers, Coders, Entertainment/Games, Creativity, Entrepreneurship, STEAM (do inglês, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Além de startups, duas Academias – Gamers e Creators e Iaonda –, bem como oito espaços para workshops: BlockChain, IoT, VisaGeek, PodCast, Big Data & Machine Learning, DevOps, Biohacking/Cyborg e Virtual Reality & Augmented Reality, Desafios de Programação (Hackathons).

Grandes referências das diversas áreas do conhecimento científico e tecnológico se apresentaram no evento: Ivair Gontijo, Poppy Crum, Ricardo Cappra, Joana Félix, Jake Yocom-Piatt, Jovem Nerd, Chris Moriarity, Bia Granja, Matt Pat, Frank Karlitscheck, Uri Levine, Mauricio de Sousa, Venkat Subramaniam, entre outros. Uma novidade da Campus Party este ano foi a ampla atuação de Intérpretes de LIBRAS na grande maioria das programações: “Fiquei muito feliz que houvesse uma atenção especial voltada pra nós, público usuário da Língua Brasileira de Sinais. Além da tradução que se fez das falas, ainda pude assistir a um filme que abordou esta temática. Ao final, houve um desafio sobre tradução de uma frase do Português para Libras, do qual participei e fui premiada pelo cinema que veiculou o filme.” Relatou Renata Oliveira Santos, acadêmica do curso de Sistemas de Informação.

A participação dos discentes do Campus Porteirinha foi efetiva e atuante. Alguns dos alunos foram arrolados na realização da CPBR12 como colaboradores e voluntários, além de participarem de desafios, startups e outros ainda foram contemplados com brindes dos patrocinadores.

Foi uma experiência incrível que pudemos vivenciar. Durante vinte quatro horas do dia, tivemos à nossa disposição todo tipo de programação que diz respeito à nossa área de estudo. Digo vinte quatro horas porque estivemos acampados como campuseiros, dentro do evento. Durante este tempo, tivemos à nossa disposição todo tipo de integração com o nosso campo de interesse, ininterruptamente, dentro das possibilidades, opções e das conveniências individuais. Esta experiência certamente redundará em saldo positivo: formação e alargamento da rede de relacionamentos e contatos com personalidades da área; visão ampliada do mundo tecnológico; reciclagem e atualização de conhecimentos dantes adquiridos; oportunidade de expandir relacionamentos interpessoais e socializar com colegas e pares de atuação acadêmica. Tudo isto oportunizado e viabilizado pela própria instituição de ensino a que pertencemos e representamos. Em tempos de tantas demandas e desafios, é realmente incrível que o IFNMG – Campus Avançado Porteirinha, se comprometa e se envolva com seu aluno desta maneira!”, relatou a aluna do terceiro período de Sistemas de Informação, Priscila Lidório.