Portal IFNMG - O ano letivo no Campus Avançado Porteirinha começou a todo vapor Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 16h04 | Última atualização em Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 14h44

O ano letivo no Campus Avançado Porteirinha começou a todo vapor

O ano letivo no Campus Avançado Porteirinha começou em ótimo astral e a todo vapor. Em clima de muita descontração e alegria, no dia 04 de fevereiro, foi realizada uma recepção especial para os alunos, que incluiu sorteio de prêmios, apresentação musical e lanche. Para os alunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação também foi apresentada uma palestra denominada A Tecnologia da Informação e o mundo do trabalho, proferida por Laís Bethânia Brito e Silva, Mestranda em Ciência da Computação pela UFSCar. Foram apresentados aos alunos ingressantes as Coordenações, Núcleos, Departamento de Ensino e Direção, além dos projetos e programas do IFNMG. Os membros do Centro Acadêmico e do Grêmio Acadêmico também participaram da recepção dos calouros.

IMG E5517

Para conferir mais fotos da recepção, clique aqui.

Para os professores, antes do início oficial das aulas, foi realizada a Jornada Pedagógica do Campus Porteirinha, que teve como objetivo promover reflexões em torno de políticas, ações e propostas pedagógicas para o ensino básico, técnico e tecnológico na atualidade, além de apresentar algumas novidades e traçar possibilidades para a execução do Plano de Permanência e Êxito. A Jornada contou com a participação dos membros da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), Ricardo Magalhães Dias Cardoso, Pró-reitor, Wallas Siqueira Jardim, Diretor da Diretoria de Ensino, e Luciana Gusmão de Souza, Diretora do Departamento de Ensino Técnico, que propuseram um diálogo sobre os projetos e ações.

kakakkaa

E como complementação à Jornada Pedagógica, nos dias 07 e 08 de fevereiro, os professores participaram do Curso Metodologias Ativas, que teve como objetivo capacitar os docentes através de oficinas acerca de Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais na Educação, com o propósito de desenvolver a capacidade de articulação entre os processos de ensino/aprendizagem, por meio de metodologias e tecnologias da informação e comunicação na gestão e mediação de processos educacionais. A realização do Curso de Metodologias Ativas propiciou aos participantes enxergarem as potencialidades das tecnologias digitais e as metodologias realmente ativas que fazem o aluno ser o protagonista do seu aprendizado, respeitando suas características, seus anseios e seu projeto de vida. O curso foi ministrado pela professora Jamylle Ouverney-King, do IFPB e por José Luiz Amado de M. e Souza, do IFF.