Portal IFNMG - Perfil Integrado do TCU aponta evolução nos índices de Governança e Gestão adotados no IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 14 de Dezembro de 2021, 07h23 | Última atualização em Quarta, 05 de Janeiro de 2022, 13h44

O levantamento dos índices de governança e gestão dos órgãos e entidades da administração pública realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2021, que consideram dados do ano anterior, apontam uma evolução no desempenho do IFNMG em relação aos levantamentos anteriores, realizados desde 2017 com vistas a identificar e conhecer a situação da governança nas instituições públicas.

Em 2021, o levantamento alcançou 378 organizações, que participaram com respostas válidas. Os dados estão publicados no site do TCU. Os relatórios individuais dos órgãos participantes estão disponíveis em https://www.tcu.gov.br/igg2021/iGG2021_Devolutivas.htm.

Com o objetivo de estimular a implementação de políticas, planos e ações voltadas para as boas práticas previstas no Referencial Básico de Governança do TCU, o levantamento aborda aspectos de governança e gestão, de pessoas, de segurança e tecnologia da informação, das contratações e do orçamento. O levantamento compreende o perfil integrado de governança e gestão e, individualmente, os perfis de governança e gestão organizacional, de pessoas, de segurança e da tecnologia da informação, de contratações e orçamentárias.

Resultados

Um dos destaques mais positivos da evolução do IFNMG é quanto ao índice de governança pública (iGovPub). Em 2017, por exemplo, o Instituto obteve índice de 37%, ao passo que, em 2021, esse índice aumentou para 55,6%, registrando um avanço do estágio inicial para o estágio intermediário em relação a esse quesito.

No quadro a seguir, que apresenta o resumo da autoavaliação da Instituição, é possível visualizar a evolução no modelo de governança e gestão do IFNMG, no período de 2017-2021:

governanca tabela

“O resultado do referido levantamento aponta para o alcance de uma evolução significativa e sinaliza que a Instituição está no caminho certo”, avalia a administradora Edna Ribeiro de Freitas. “Contudo, o levantamento demonstra que existe a possibilidade de aperfeiçoamento e oportunidade de avanços a serem atingidos, visando a busca da excelência em nosso atendimento público”, pondera.

Segundo o diretor executivo do IFNMG, Camilo Siqueira Miranda, o Levantamento Integrado de Governança e Gestão realizado pelo TCU é uma ferramenta muito relevante para o aprimoramento institucional, pois fornece uma “fotografia” de como o Instituto está em relação a esses indicadores. “A partir dessa análise, podemos implementar melhorias que nos permitirão apontar uma direção (governança) e implementar essas diretrizes (gestão) com vistas à consecução dos objetivos institucionais”, afirma Camilo.

Boas práticas

O levantamento do iGG 2021 foi resultado de um trabalho em equipe que envolveu a participação de diversos setores. O planejamento dos trabalhos inclui um processo interativo e envolveu os diversos níveis de gestão, de forma integrada, para fortalecer e aprimorar os mecanismos de governança e gestão.

A Diretoria Executiva é a unidade técnica responsável pela coordenação do referido levantamento do TCU junto às unidades administrativas e atua, por meio do diálogo e harmonia entre as unidades, na elaboração e acompanhamento de planos de ação envolvendo os temas e questões apresentadas pelo perfil de governança e gestão. O objetivo é identificar as boas práticas de governança e gestão passíveis de serem implementadas, bem como fomentar a reflexão acerca das possibilidades de melhoria contínua de boas práticas e atendimento aos anseios da Instituição em prol do interesse público, com vistas a garantir a entrega de melhores serviços à sociedade em geral.

Entre as boas práticas de gestão adotadas pelo IFNMG, pode-se destacar a capacitação e o desenvolvimento de servidores e de suas lideranças. Além disso, o IFNMG conta com um Programa de Integridade e tem realizado diversas ações voltadas para a integridade pública, em parceria com a Auditoria Interna, Ouvidoria, Transparência e órgãos de responsabilização de servidores e fornecedores, além de atuar com medidas para identificação e tratamento de Conflito de Interesses e nepotismo. O acompanhamento do programa é realizado por meio do Plano de Integridade.