Portal IFNMG - Ex-reitor do IFNMG, professor José Ricardo será homenageado nesta quarta-feira na 45ª REDITEC Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 14h03 | Última atualização em Quarta, 05 de Janeiro de 2022, 13h44

Nesta quarta-feira (1º/12), a partir das 14:00, o servidor e ex-reitor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professor José Ricardo Martins da Silva será homenageado junto a outros 17 ex-reitores da Rede Federal durante a 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC).

A cerimônia será realizada em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do IFB no Youtube.

Reitor Jose Ricardo Martins da SilvaJosé Ricardo, ou Kaw, como é carinhosamente conhecido por muitos colegas, esteve à frente do IFNMG de 2012 a 2020, e diz ter muito orgulho de ter participado da linha de frente de uma instituição que “cumpre com maestria seu papel de contribuir com a democratização da educação”. Dentre os vários avanços experimentados pelo IFNMG no período, José Ricardo destaca a evolução dada de um patamar incipiente em termos de regulamentações para se tornar uma “referência na Rede nos quesitos de ordenamentos legislativos” e o fortalecimento da perspectiva de que “o IFNMG é um ente único, e não um quantitativo de unidades com suas independências administrativas”.

Aos novos gestores do IFNMG e da Rede, o ex-reitor enumera algumas virtudes que devem prevalecer: “respeito, paciência, sensibilidade, dedicação, espírito público e resiliência”. E completa: “Aliado a tudo isso, é necessário entender e compreender a dinâmica de funcionamento da nossa Rede Federal no processo educacional brasileiro e que a todo momento é de fundamental importância estarem atentos aos cenários social, econômico e político. A nossa Rede, com seus mais de 650 campi espalhados pelo Brasil, é uma política de estado que deve ser preservada, valorizada e ter incentivos constantes por parte de toda a sociedade, pois sempre foi e continua sendo considerada um agente de mudanças na vida de muitos brasileiros”.

Gratidão

José Ricardo deixou, ainda, uma mensagem à comunidade do IFNMG:

"O mais importante disso tudo é ter o sentimento de gratidão para com a comunidade acadêmica que por duas vezes me confiou a responsabilidade de dirigir os rumos da nossa casa. Essa mesma sensação estendo para os servidores que contribuíram comigo nas duas gestões, de forma direta ou indireta; a todos os parceiros (parlamentares, órgãos do governo, empresas, instituições da Rede Federal, universidades,etc) que foram coadjuvantes e fundamentais para a condução dos trabalhos à frente do IFNMG.

Por fim, agradeço ao IFNMG por ter me proporcionado momentos de grande enriquecimento pessoal e profissional que lembrarei com muito carinho; e continuo com a mesma disposição de sempre para servir esta casa onde iniciei minha vida acadêmica/profissional.

Grande abraço a todos."

DSC 0152 2

Reitores homenageados

Confira, abaixo, a relação dos ex-reitores que serão homenageados:

IFAM - Antônio Venâncio Castelo Branco (in memorian).
IFCE - Virgílio Augusto Sales Araripe
IFFAR - Carla Comerlato Jardim
IFGOIANO - Vicente Pereira De Almeida
IFG - Jerônimo Rodrigues Da Silva
IFMT - Willian Silva De Paula
IFMS - Luiz Simão Staszczak
IFMA - Francisco Roberto Brandão Ferreira
IFSUDESTE/MG - Charles Okama De Souza
IFNMG - José Ricardo Martins Da Silva
IFPE - Anália Keila Rodrigues Ribeiro
IFPI - Paulo Henrique Gomes De Lima
IFRR - Sandra Mara De Paula Dias Botelho
IFSP - Eduardo Antônio Modena
IFTM - Roberto Gil Rodrigues Almeida
IFBA - Renato Da Anunciação Filho
IFSC - Maria Clara Kaschny Schneider
IFRN - Wyllys Abel Farkatt Tabosa

Confira a programação completa da REDITEC 2021.