Portal IFNMG - Primeira aplicação do Enem 2021 começa neste domingo, 21; cartão de inscrição está disponível para o candidato Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 17 de Novembro de 2021, 10h39 | Última atualização em Quarta, 17 de Novembro de 2021, 11h05

A primeira aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 será nos dois próximos domingos, dias 21 e 28 de novembro, tanto na versão impressa quanto digital.

O Cartão de Confirmação de Inscrição dessa aplicação do Enem já está disponível na Página do Participante. O documento informa número de inscrição, data, horário e local da prova. Também apresenta orientações para a realização do exame, bem como se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado, caso a solicitação tenha sido feita e aprovada.

Os inscritos que farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 terão o documento disponibilizado em data mais próxima à realização do exame, ainda a ser divulgada.

Orientações

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza, em seu portal, as seções “Orientações” e “Perguntas Frequentes”. A primeira apresenta as principais informações relacionadas ao exame, tanto para o período anterior à aplicação das provas quanto para o dia e após o exame; e a segunda esclarece dúvidas comuns dos participantes em relação ao Enem.

Estrutura do exame

O Enem é realizado em dois dias de aplicação e é composto por quatro provas objetivas. Ao todo, são 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento — ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, e linguagens, códigos e suas tecnologias — e uma redação.

Em 2021, o Enem impresso e o digital serão aplicados nas mesmas datas e terão itens de prova iguais, além do mesmo tema de redação. No primeiro dia do exame, os participantes terão cinco horas e 30 minutos para realizarem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.

Já no segundo dia de exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração. Os participantes que solicitaram atendimento especializado e tiveram o pedido de tempo adicional aprovado terão uma hora a mais, em cada dia do exame, para responderem às provas.

Segunda aplicação

Os participantes isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade de se inscrever para a edição 2021, no período de 14 a 26 de setembro, farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. A aplicação será nas mesmas datas do exame para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes, a exemplo do IFNMG, que seleciona parte de seus alunos de cursos superiores por meio do Sisu e parte pelo Processo Seletivo de cursos superiores, que usa diretamente notas do Enem.

Além de serem usados como critério único ou complementar dos processos seletivos de instituições públicas, os resultados do Enem servem como parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse a Página do Participante

Confira os editais do Enem 2021