Portal IFNMG - Dados da Rede Federal do ano base 2020 estão publicados na Plataforma Nilo Peçanha 2021 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 10h30 | Última atualização em Sexta, 07 de Janeiro de 2022, 13h27

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) publicou, na última quinta-feira, 21, a atualização da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) 2021, que divulga os resultados do ano-base 2020 das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, entre elas, o IFNMG. Iniciada em 2017 pela Setec/MEC, a PNP destina-se à coleta, tratamento e publicização de dados oficiais da Rede Federal, com informações sobre as unidades que a compõem, cursos, corpo docente, discente e técnico-administrativo, além de dados financeiros.

O Procurador Educacional Institucional do IFNMG, Thiago Machado e Andrade, responsável por coordenar todo o trabalho de lançamento e validação dos dados do Instituto na PNP, explica que, antes da edição da Plataforma, os números da Rede Federal ficavam soltos em diferentes bases de dados, e, consequentemente, não eram de fácil acesso. “A PNP tem um papel fundamental, porque permite que o cidadão veja os números da educação profissional e tecnológica brasileira, podendo auxiliar em pesquisas e até mesmo na fiscalização da aplicação dos recursos e patrimônios públicos”, avalia Thiago.

“Os dados são oficiais e podem ser utilizados para a construção das mais diversas informações. Ressalta-se que, além de fonte de dados estatísticos sobre a Rede Federal, a Plataforma é fonte de dados para a construção da matriz orçamentária dessa rede e, consequentemente, do IFNMG”, destaca.

Confecção

O trabalho de coleta de dados que compõem a PNP é realizado por vários servidores de cada instituição da Rede Federal, desde as reitorias até cada uma das unidades de ensino. Thiago Andrade explica que a confecção da Plataforma inicia-se com o lançamento das matrículas dos alunos no sistema oficial do governo federal para o registro das matrículas, o Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica). As matrículas são lançadas pelas secretarias de cada unidade de ensino, com a participação dos pesquisadores institucionais dos campi na gestão desses dados.

Outras duas informações muito importantes que constam da PNP, segundo destaca o procurador pducacional institucional do IFNMG, são os dados financeiros e os números relacionados aos servidores (professores e técnicos administrativos). No IFNMG, essas duas fontes de informação são extraídas e trabalhadas pela Pró-reitoria de Administração e pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, respectivamente.

Após a extração dos dados de matrícula, financeiros e de servidores, essas informações são tratadas de acordo com regras específicas da PNP, verificadas para avaliar possíveis inconsistências e validadas em três etapas: pelos pesquisadores institucionais dos campi, pelo procurador educacional institucional e, por fim, pela Reitora do IFNMG, antes da publicização das informações pela Setec.

💻 Acesse a PNP 2021 em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2021.html