Portal IFNMG - Estudantes e servidores do IFNMG participam de jornada de aprendizagem sobre empreendedorismo Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 09h58 | Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 09h58
imagem sem descrição.

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Montes Claros recebeu, de 19 a 22 de outubro, o curso Startup Trail, do SEBRAE/MG, uma atividade para desenvolver proposta de valor para os projetos e pesquisas em instituições de ensino superior. Os estudantes e servidores do Campus e servidores da Reitoria que participaram da jornada tiveram a oportunidade de aprimorar competências para a inovação e o empreendedorismo e conhecer novas metodologias e ferramentas de validação de ideias e projetos com foco na solução de problemas e necessidades do mercado.

Dentre outros temas, o curso trabalhou habilidades do comportamento empreendedor e ferramentas de modelagem, criação e validação de ideias e projetos. Durante a semana, os participantes foram divididos em três equipes que elaboraram modelos de negócios e os apresentaram para uma banca composta por empresários de Montes Claros.

A estudante Ludimara Jéssica de Sá, do 1º Período de Engenharia Química, disse que a participação no Startup Trail possivelmente representará uma mudança de chave em sua trajetória acadêmica. “Ampliei meus horizontes e fiquei muito sensibilizada para pensar sobre a criação de novas tecnologias. Passei a ver o empreendedorismo não só como uma forma de arrecadar lucros, mas como algo que pode ser levado como projeto de vida, que pode fazer algo que pode mudar sua vida, impactar o mundo, transformar as pessoas. Vi que o empreendedorismo pode ser aplicado em qualquer área e momento de nossas vidas”, destacou Ludimara.

Para o professor e coordenador do curso de Engenharia Química, Saulo Fernandes, a jornada o inspirou a estimular e aplicar práticas de empreendedorismo em sala de aula. “Nunca tinha pensado nessas técnicas como prática docente. E vi que de fato há muitas ideias e técnicas que podem ser aplicadas. É bem interessante fazer com o que os estudantes possam levantar problemas e apresentar soluções”, disse.

A realização do curso é uma parceria entre o Núcleo de Escritório de Projetos, a Direção de Ensino do IFNMG - Campus Montes Claros, e o SEBRAE Montes Claros. A facilitação do curso foi de responsabilidade de Claudia Suely de Almeida Pinto, consultora do SEBRAE Minas.

WhatsApp Image 2021 10 22 at 16.10.19

WhatsApp Image 2021 10 22 at 16.10.20