Encontro promove avaliação do Fórum Franco-brasileiro Ciência e Sociedade e inicia preparação para participação do IFNMG na edição de 2022
Nos dias 21 e 22/10, a Reitoria do IFNMG recebeu os professores Fanny De Oliveira Santos e Vincent Vanberkel Arnaud Debieve, representantes do Ministério da Agricultura da França e de Liceus Franceses, e estudantes e servidores de diferentes unidades do Instituto na etapa avaliativa do Fórum Franco-brasileiro Ciência e Sociedade, um evento realizado em parceria com os Institutos Federais alternadamente no Brasil e na França.
O IFNMG participou do evento quando foi realizado no Brasil, recebendo estudantes e professores franceses e enviando estudantes para a etapa central que foi realizada em Urutaí, Goiás. Os estudantes do IFNMG que participaram concederam entrevista aos franceses para a elaboração de um webdocumentário sobre a iniciativa. Além deles, também participaram do encontro os professores Joan Brálio Lima e Ednilton Gama, do IFNMG - Campus Almenara, Emanoelito Vieira Júnior, do IFNMG - Campus Januária, Alfredo Costa, do IFNMG - Campus Pirapora. O coordenador De relações internacionais Helmer Veloso e o reitor substituto Ricardo Cardozo acompanharam o encontro.
Durante a realização da etapa avaliativa, foi possível ainda iniciar os preparativos para a edição do Fórum que acontecerá em 2022 na França, cuja expectativa é da participação de estudantes e professores dos cursos de ciências agrárias dos campi Almenara, Januária e Salinas.
O Fórum Ciência e Sociedade busca contribuir para a formação e enriquecimento da cultura científica do jovem, desmistificando a ciência e o trabalho do pesquisador e contempla ainda os seguintes objetivos:
a) Contribuir para a formação e o enriquecimento da cultura científica do jovem;
b) Contribuir para despertar vocações científicas nos jovens;
c) Aproximar comunidade científica e comunidade escolar. Formar uma rede de multiplicadores do debate sobre ciência, tecnologia, ambiente, saúde e qualidade de vida;
d) Oferecer uma atividade de abertura da escola e de contato com o campo da pesquisa;
e) Estimular a articulação de atores que convivem e atuam em um mesmo território, propondo um modelo a ser apropriado e desenvolvido em sistema de rede.
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