Portal IFNMG - Recomposição do Consup: Abertas inscrições de candidaturas de discentes, egressos(as), docentes e técnicos(as) administrativos(as) e cadastro de representantes da sociedade civil Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 08h48 | Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 08h56

O processo de recomposição do Conselho Superior (Consup), órgão máximo do IFNMG, para o mandato 2021-2023, avança. Para as categorias cujos(as) representantes serão escolhidos por via eleitoral - discentes, egressos(as), docentes e técnicos(as) administrativos(as), a inscrição das candidaturas e chapas deve ser feita até o próximo domingo, 31 de outubro. Para os membros representantes da sociedade civil, o formulário de cadastro ficará aberto nestas segunda e terça-feira, 25 e 26 de outubro.

Poderão candidatar-se a representante discente no Consup os(as) alunos(as) que, na data prevista para posse, tenham idade mínima de 18 anos. Os(as) candidatos(as) deverão estar regularmente matriculados(as) nos cursos de ensino médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância, nas unidades de ensino do IFNMG e ter, no mínimo, dois anos a cumprir até a finalização do curso. Os(As) candidatos(as) deverão se inscrever em chapas, formadas por dois discentes, indicando-se o(a) titular e o(a) suplente. As inscrições serão feitas mediante preenchimento de requerimento online. (Para mais informações, consulte o Edital nº 171/2021.)

São elegíveis todos(as) os(as) egressos(as) do IFNMG, desde que comprovada essa condição pela Comissão Eleitoral Central. As inscrições também serão feitas mediante preenchimento de requerimento próprio online. (Para mais informações, consulte o Edital nº 172/2021.)

No caso de representantes docentes e técnicos(as) administrativos(as), os(as) candidatos(as) deverão inscrever-se em chapas, formadas por dois(duas) servidores(as) do mesmo segmento, indicando o(a) titular e o(a) suplente, que não precisam, necessariamente, estar lotados(as) na mesma unidade do IFNMG. As inscrições deverão ser encaminhadas, via SEI. (Para mais informações, consulte o Edital nº 173/2021.)

As candidaturas homologadas concorrerão pelo processo de votação a ser realizada, pelos pares, no dia 22 de novembro. Para as categorias discente, docente e técnico admistrativo, serão eleitos(a) quatro membros titulares e quatro suplentes. Para a representação dos(a) egressos(as), serão dois(duas) representantes titulares e dois(duas) suplentes.

Sociedade civil

O cadastro de entidades para compor a representação da sociedade civil no Consup do IFNMG deve ser feito mediante o preenchimento do formulário eletrônico. As entidades serão escolhidas pelo plenário do Consup do IFNMG, mediante voto direto dos conselheiros. Serão seis representantes e igual número de suplentes, sendo dois(duas) indicados(as) por entidades patronais, dois(duas) indicados(as) por entidades de trabalhadores(as) e dois(duas) representantes do setor público e/ou empresas estatais. Caso não haja inscrições suficientes, o Conselho Superior indicará as entidades da sociedade civil. (Para mais informações, consulte o Edital nº 170/2021.)