Portal IFNMG - No dia 25/10, IFNMG promove Seminário Negras Reitorias para discutir ações afirmativas e gestão de instituições de ensino Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

No dia 25/10, IFNMG promove Seminário Negras Reitorias para discutir ações afirmativas e gestão de instituições de ensino

Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 08h18 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 13h49
imagem sem descrição.

Na próxima segunda-feira (25/10), a partir das 19h00, será transmitido ao vivo no canal do Youtube do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), o quarto encontro do Seminário Negras Reitorias, que terá o IFNMG como anfitrião. O Seminário tem como tema “gestão de Instituições de Ensino Superior e Ações Afirmativas: Perspectivas de Reitoras/es Negras/os”, e é uma iniciativa dos reitores e reitoras negros(as) com apoio da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).

Neste quarto encontro, o Seminário terá a seguinte programação:

  • Abertura com acolhida dos reitores e reitoras e do representante da ABPN;
  • Breve histórico da política de ações afirmativas no IFNMG;
  • Resumo com algumas ações dos Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Afro- Brasileiros e Indígenas (NEABIs) nos campi do IFNMG;
  • Depoimento de dois estudantes membros do NEABI Salinas 
  • Apresentação de duas pesquisas sobre relações étnicos raciais por pesquisadores do IFNMG

O Seminário já foi sediado pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), pela Universidade Estadual da Zona Oeste/RJ (UEZO), pela Universidade Federal do Pampa - RS (UNIPAMPA) e agora chega ao IFNMG. Além dessas instituições, também faz parte da iniciativa coletiva e ainda vão receber o seminário, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSj), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA). 

A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) é uma organização sem fins lucrativos e apartidária, que se destina à defesa da pesquisa acadêmico-científica e/ou espaços afins realizada prioritariamente por pesquisadores/as negros/as, sobre temas de interesse direto das populações negras no Brasil e de todos os demais temas pertinentes à construção e à ampliação do conhecimento humano e, igualmente, ao desenvolvimento sociopolítico e cultural da sociedade.

 

 

Fim do conteúdo da página