Portal IFNMG - Protocolo de intenções firmado entre IFNMG e UFVJM abre possibilidade para oferta de curso técnico de Mineração em Araçuaí em 2022 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Protocolo de intenções firmado entre IFNMG e UFVJM abre possibilidade para oferta de curso técnico de Mineração em Araçuaí em 2022

Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 07h38 | Última atualização em Sexta, 24 de Setembro de 2021, 09h03

assinatura ifnmg ufvjm

Reitora Joaquina e reitor Janir no IFNMG-Campus Araçuaí: parceria para beneficiar Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas

Um encontro realizado no IFNMG-Campus Araçuaí nessa quarta-feira, 22 de setembro, simbolizou o início de uma parceria com grande potencial de benefícios para o Vale do Jequitinhonha e a região Norte de Minas. A reitoria do IFNMG, Joaquina Aparecida Nobre da Silva, e o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Janir Alves Soares, fizeram a assinatura simbólica do protocolo de intenções formalizado entre as duas instituições na semana passada. O objetivo é promover cooperação técnica, científica e educacional, visando ao desenvolvimento institucional e de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O protocolo abre vastas possibilidades de cooperação e a primeira delas já está sendo gestada. Trata-se de um acordo que envolve compartilhamento de pessoal (professores) e infraestrutura na área de mineração. A UFVJM disponibilizará professores para a oferta de disciplinas técnicas da primeira turma do curso técnico em Mineração do IFNMG-Campus Araçuaí, que, em contrapartida, disponibilizará seu Laboratório de Mineração e Tratamento de Minérios para atividades de ensino e pesquisa do recém-criado curso de Engenharia de Minas da UFVJM-Campus Janaúba.

Segundo o diretor-geral do IFNMG-Campus Araçuaí, Irã Pinheiro Neiva, a parceria com a UFVJM será muito positiva para que o Instituto consiga iniciar a oferta do curso técnico em Mineração até que haja códigos de vaga disponíveis para contratar os próprios docentes da área. De acordo com o professor Irã, a intenção é abrir a primeira turma no primeiro semestre letivo de 2022, mas isso ainda depende da tramitação do projeto na Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), no Colégio de Dirigentes (Codir) e no Conselho Superior (Consup) do IFNMG.

Demanda regional

A criação do curso técnico em Mineração está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) desde 2009 e também é objeto de termo de cooperação firmado pelo Instituto com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). O curso vai ao encontro da demanda regional, já que o Médio Jequitinhonha é reconhecido pelo potencial de exploração de minério. O objetivo será oportunizar formação de pessoal técnico para atuar em empreendimentos de pequeno, médio e grande porte.

A previsão de oferta do curso é nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio, ou seja, para quem está cursando do 2º ou 3º ano em outra escola ou para quem já concluiu o ensino médio.

 

assinatura ifnmg ufvjm laboratorio

Reitores visitam o Laboratório de Mineralogia e Tratamento de Minérios juntamente com o professor Irã Neiva

Outro passo importante para a oferta do curso técnico em Mineração pelo IFNMG-Campus Araçuaí foi dado em março de 2020, poucos dias antes da declaração da pandemia da covid-19, com a inauguração do Laboratório de Mineralogia e Tratamento de Minérios. A estrutura,que foi reformada e equipada, agora também poderá atender demandas de atividades práticas e de pesquisa de estudantes e professores de Engenharia de Minas da UFVJM, enquanto a Universidade necessitar.

O investimento no laboratório foi possível graças ao termo de cooperação com a Codemge e ao apoio do deputado federal Reginaldo Lopes, por meio de emenda parlamentar.

Fim do conteúdo da página