Portal IFNMG - Estudantes de licenciaturas do IFNMG podem candidatar-se a cadastro de reserva de vagas para bolsistas do Pibid e Residência Pedagógica Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 10h34 | Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 10h40

Está aberto até a próxima sexta-feira, 24/09 o período de inscrições do processo seletivo para cadastro de reserva de vagas para acadêmicos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (RP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do IFNMG.

O Pibid e o RP, promovidos com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Diretoria de Educação Básica Presencial (Capes/DEB), visam apoiar Instituições de Ensino Superior (IES) na implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Os bolsistas atuarão nas escolas participantes do Pibid e RP nos respectivos municípios dos campi ofertantes das licenciaturas. No IFNMG, os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Matemática do Campus Januária participam dos dois programas; as licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química do Campus Salinas participam da RP.

O Pibid e o RP serão apoiados com a concessão de bolsas, no valor de R$ 400 mensais, para os discentes selecionados dentro do número de vagas estipulado pela Capes.

O acadêmicos interessados devem ler atentamente o Edital nº. 131/2021, para saber se atendem os critérios de participação e conhecer todas as regras da seleção. As inscrições, com envio dos documentos solicitados, devem ser feitas por formulários eletrônicos, disponíveis nos seguintes links:

- Pibid: https://forms.gle/Yiuydtrq7GEKJFxp8

- RP: https://forms.gle/jq2ajG8KgKAQfvam6

A divulgação do resultado preliminar da seleção acontecerá até o dia 30/09 e do resultado final, até 08/10. A classificação no processo seletivo gera apenas expectativa de ser admitido como bolsista junto ao Pibid ou RP do IFNMG, cuja chamada dependerá da ordem de classificação e disponibilidade financeira da Capes.