Portal IFNMG - Conselho Superior aprova diretrizes complementares para atividades presenciais no IFNMG; live na segunda-feira discutirá perspectivas e possibilidades Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Conselho Superior aprova diretrizes complementares para atividades presenciais no IFNMG; live na segunda-feira discutirá perspectivas e possibilidades

Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 11h45 | Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 14h00

Após passar por longo debate nas instâncias colegiadas e nas unidades, as “Diretrizes Complementares quanto à Realização das Atividades Presenciais no IFNMG, frente ao Cenário da Pandemia Ocasionada pela Covid-19” foram aprovadas por unanimidade nesta quinta-feira (16/09) no Conselho Superior, principal órgão deliberativo do Instituto. Agora, o documento pode ser utilizado como parâmetro para que os campi, campi avançados e o Cead construam um planejamento para o retorno gradual das atividades presenciais, com base em indicadores regionais e nacionais.

Na próxima segunda-feira, dia 20 de setembro, a partir das 17h00, será realizada no canal do IFNMG no Youtube uma live com a reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre e com as lideranças estudantis Laysla Morais Martins e Ana Beatriz Martins, para um diálogo sobre o perspectivas e possibilidades das atividades presenciais no Instituto.

A comissão responsável pelos trabalhos contou com a participação de lideranças estudantis e representantes de vários segmentos do IFNMG. As propostas foram amplamente discutidas no Comitê de Ensino (Coen), na Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), no Comitê de Enfrentamento à Pandemia Causada pela Covid-19 no âmbito do IFNMG, no Colégio de Dirigentes (Codir) e nos campi, campi avançados e CEAD.

A deliberação final do Consup a respeito do documento, é apenas um dos determinantes para o planejamento do retorno das atividades presenciais no Instituto. Esse planejamento deve pautar-se, também, nas medidas de biossegurança determinadas e regulamentadas pelas autoridades locais e na autonomia dos campi e do Cead para decidir a respeito. A análise acerca dos cenários deve considerar os aspectos sanitários, orçamentários, pedagógicos e inclusivos.

O documento está passando por revisão ortográfica e em breve será publicado aqui no portal do IFNMG. 

Retorno gradual

O documento “Diretrizes Complementares quanto à Realização das Atividades Presenciais no IFNMG” propõe que as fases do para o planejamento do retorno levem em consideração os protocolos do Programa Minas Consciente, do Governo de Minas Gerais, e o índice de imunização dos servidores e população brasileira.
 

O Minas Consciente estabelece a retomada gradual de atividades com base em vários indicadores da incidência atual da covid-19, da capacidade de atendimento dos pacientes e da velocidade de avanço. Os indicadores são verificados semanalmente resultando em um enquadramento das macro e microrregiões em ondas roxa, vermelha, amarela ou verde, respectivamente, da mais restrita até a menos restritiva, conforme cálculo de grau de risco.

A partir da estratégia apresentada no Plano Minas Consciente e considerando a diversidade de realidades dos municípios de lotação dos campi/Cead e suas áreas de abrangência, bem como os decretos municipais, foram elaborados critérios para subsidiar o retorno das atividades presenciais em cinco fases distintas, até o momento em que todas atividades letivas e administrativas possam ser realizadas presencialmente de forma segura para toda comunidade escolar.

Casos suspeitos

O documento “Diretrizes Complementares quanto à Realização das Atividades Presenciais no IFNMG” também traz, como anexo, situações simuladas e ações recomendadas em caso de identificação de situações de alerta, devido a casos suspeitos e/ou confirmados de covid-19 entre alunos e servidores. As recomendações, no âmbito do IFNMG, vão desde a suspensão de atividades presenciais de uma turma ou de um turno até a suspensão em toda a unidade, decisões que devem ser tomadas de acordo com as orientações e protocolos de cada Secretaria Municipal de Saúde.

A comissão responsável pela elaboração do documento, foi presidida pelo professor Wallas, Diretor da Diretoria de Ensino da Proen e composta pelos seguintes membros de vários segmentos:

  • Ailse de Cássia Quadros - Diretora do Departamento de Ensino Técnico / Proen

  • Ana Beatriz Martins Lopes - Discente / Campus Almenara

  • Ariane Gonçalves de Oliveira Coutinho - Diretora de Ensino / Campus Januária

  • Guilherme Mende de Almeida Carvalho - Diretor Geral / Campus Salinas 

  • Hednan Oliveira do Bonfim - Discente / Campus Arinos

  • Juliana Maria Nogueira Pereira - Diretora de Ensino / Campus Arinos

  • Júnio Jáber - Diretor Geral / Campus Diamantina

  • Laysla Morais Martins da Silva - Discente / Campus Montes Claros

  • Maria Flávia Pereira Barbosa - Diretora de Assuntos Estudantis / DAE

  • Roberto Marques Silva - Diretor do Departamento de Ensino Superior / Proen

  • Thatiane Lopes Oliveira - Docente Enfermagem/ Campus Januária

  • Wallace Magalhães Trindade - Diretor Geral / Campus Pirapora

  • Wallas Siqueira Jardim - Diretor do Departamento de Ensino / Proen

  • Veranilda Lopes Moura - Coordenadora de Ensino / CEAD

 Live atividades presenciais

Fim do conteúdo da página