Portal IFNMG - IFNMG publica 2ª convocação de matrícula para cursos de línguas a distância e prepara aula inaugural para 9 de agosto Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 05 de Agosto de 2021, 08h40 | Última atualização em Quarta, 11 de Agosto de 2021, 07h38

O IFNMG publicou a 2ª convocação de matrícula de candidatos classificados no processo seletivo para os cursos de línguas gratuitos que serão ofertados na modalidade a distância. A convocação vale para os cursos de Espanhol Básico, Espanhol Intermediário, Espanhol Para Fins Específicos, Inglês Básico, Inglês Intermediário, Inglês Para Fins Específicos, Libras Avançado, Português como Segunda Língua (comunidade surda) e Redação para o ENEM.

Os candidatos convocados devem realizar a matrícula hoje e amanhã, dias 5 e 6 de agosto, por meio os links informados no documento de convocação de cada curso, publicados aqui. Ao clicar no link informado no documento, o candidato será direcionado para o formulário eletrônico de requerimento de matrícula e deverá preencher os dados solicitados e anexar os documentos exigidos. Para mais informações sobre a matrícula e os documentos necessários, consultar o Edital no 13/2021. Caso tenha alguma dificuldade na matrícula, o candidato deve enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Aula inaugural

A oferta dos cursos de línguas iniciará na próxima segunda-feira, 9 de agosto, com a aula inaugural que será transmitida a partir das 19 horas pelo canal do IFNMG no Youtube. Como tema dessa primeira aula, o professor Wendell Lessa Vilela Xavier, coordenador geral do projeto, escolheu uma frase do filósofo Ludwig Wittgenstein muito pertinente para a ocasião: “Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo”.

As únicas turmas que não terão início imediato são as segundas turmas de Espanhol/Inglês para fins específicos, que começarão em 23 de novembro. Os cursos de línguas a distância terão duração de oito meses. As aulas serão ministradas na modalidade de educação a distância e atividades não presenciais, nos dias e horários definidos pela coordenação do curso, de acordo com a necessidade. Na maioria dos cursos haverá aulas síncronas (em tempo real, a distância) uma ou duas vezes por semana.

19.902 inscrições

Os cursos de línguas são promovidos no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) por meio dos Centros de Línguas (CELINs) e dos Núcleos de Educação a Distância (NEADs) dos campi.

Para as 1.860 vagas distribuídas entre os nove cursos de línguas, o IFNMG recebeu um total de 19.902 inscrições, o que impressionou os organizadores. "É um projeto grandioso, um dos maiores projetos de extensão do IFNMG, com a participação de 60 educadores de várias regiões do país, que contribuirão para o crescimento linguístico de mais de 1.800 alunos dos mais diversos lugares”, afirma Wendell Lessa.

De acordo com o Pró-reitor de Extensão e Cultura, Rony Enderson de Oliveira, dada a sua abrangência nacional, tanto do corpo docente quanto discente, os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de línguas apresentam grande relevância do ponto de vista da inclusão linguística “É, de fato, um projeto social de extensão e cultura, de acessibilidade e oportunidades para todos", concorda o professor Wendell.