Portal IFNMG - CineBaru lança nesta quarta, 04, às 20h, o curta-metragem “Deriva”, com ex-alunos do IFNMG na direção e produção Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 04 de Agosto de 2021, 15h03 | Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 15h29

Construído de forma remota e com direção coletiva, o filme aborda questões como vazio, territorialidade e pertencimento.

deriva imagemNesta quarta-feira, 04/04, às 20h, será lançado o curta-metragem Deriva, feito por jovens diretores do sertão baiangoneiro. Entre os diretores e produtores, estão dois ex-alunos do IFNMG-Campus Arinos, João Gabriel Coura de Marins (diretor), 19 anos, e Roger Estrela (produção e orientação), 18 anos, que atualmente cursam Cinema e Audiovisual no Instituto Federal de Goiás.

O filme é o resultado de reflexões sobre um amplo território habitado por diversidades que se abraçam no horizonte. Durante a travessia, vamos nos identificando com os personagens que habitam esse espaço, sejam humanos ou a própria paisagem. A partir das percepções visuais e sonoras de territórios nos percebemos parte do que nos rodeia, extensão em vida ambulante que se sente fração integrada. Inquietantemente, buscamos essa identidade por onde os olhares são capazes de alcançar, a cada passo, mapeando conexões possíveis entre a ausência e a presença de uma humanidade que pouco a pouco vai se revelando, nos alertando com isso que é na travessia onde o movimento principal do viver acontece.

O filme surgiu a partir da residência artística em audiovisual Meu Cinema, Nosso Território, uma ação do CineBaru - Mostra Sagarana de Cinema, que ao longo de três meses realizou encontros virtuais entre cinco artistas e realizadores audiovisuais com o objetivo de, a partir de um mosaico de visões, emoções e ideias, criar um curta-metragem de direção coletiva sobre cinema e territorialidade. Do encontro entre os diretores João Gabriel, Elivelton Ferreira Tomaz, Keila Moraes Rodrigues, Layane Farias Almeida e Maria Clara de Almeida Costa, surgiu um mapa afetivo entre São Francisco, Arinos, Januária e Comunidade de Olaria (Cônego Marinho), cidades do Norte e Noroeste de Minas Gerais. A produção e orientação se deu pelo corpo técnico e sensível composto por Roger Estrela, Diego Zanotti, Isabella Atayde Henrique, João Carlos Freitas, Maria Fernanda Miranda, e Simone Veloso, integrantes do CineBaru. O filme pode ser acessado por este link de hoje, 04, a 10/08.

Vida e paixãoJoao gabriel cine baru

O diretor João Gabriel (à dir.) vive uma relação muito especial com a sétima arte, que vai muito além do interesse estético, acadêmico ou profissional: “O cinema aparece na minha vida como o cerne da arte que me guia pro meu próprio salvamento. Por que, se não fosse o cinema, o que seria de mim?”. E foi essa estreita e íntima relação que o guiou até o CineBaru. João foi escolhido para participar do projeto que deu origem ao curta-metragem depois de inscrever-se para um processo de seleção. O diretor elogia o potencial das pessoas envolvidas no projeto e reconhece que a participação na residência artística foi muito positiva.

Roger estrela baru

Contemplado com o Prêmio Estímulo da 4° Edição do CineBaru, em 2020, pelo curta-metragem Causos de Veredas, neste ano, Roger Estrela (à esq.)  foi convidado a ser integrante do CineBaru-Mostra Sagarana de Cinema, o que abriu portas para sua participação em projetos como Meu Cinema, Nosso Território, como integrante da produção e equipe técnica. “A experiência agregou valor e uma carga profissional muito grande para mim. O resultado ficou muito incrível, ainda mais por ser um filme dirigido por cinco diretores com visões e estéticas totalmente diversificadas”, avalia o estudante, que se declara um apaixonado pelo cinema.

Sinopse

Deriva nasce do encontro de cinco diretores e diretoras do sertão mineiro. Cada qual com sua bagagem afetiva, separados fisicamente, aceitaram o desafio de se unirem virtualmente compartilhando do desejo e encantamento de fazer arte. Usando os subterfúgios do mundo moderno, compilaram registros captados nas cidades de São Francisco, Januária, Cônego Marinho e Arinos. A câmera subjetiva dialoga com a paisagem sonora que nos deixa “à deriva” no aparente e incômodo vazio desse território compilado em mosaico. Esse passeio sutil de imagens e sons nos revela a sagacidade de um povo sábio e plural, nesse misto de belezas e contrastes de um novo lugar “derivado” da junção dos cinco olhares propostos por cada diretora e diretor, em cada território, com cada vivência e sensibilidade.

Título: Deriva
Gênero: Documentário
Duração: 12'15"
Classificação indicativa: livre
Direção: Elivelton Ferreira Tomaz, João Gabriel Coura de Marins, Keila Moraes Rodrigues, Layane Farias Almeida e Maria Clara de Almeida Costa
Produção e orientação: Diego Zanotti, Isabella Atayde Henrique, João Carlos Freitas, Maria Fernanda Miranda, Roger Estrela e Simone Veloso
Realização: CineBaru - Mostra Sagarana de Cinema

Assista por este link de hoje, 04/08 (a partir das 20h, a 10/08).

Texto adaptado de cinebaru.com.br